Cidades

Vacinação contra Covid-19 é reforçada nas unidades de saúde de Macapá

Na capital, 91% da população estão imunizadas com a primeira dose.


De um total de 4 mil atendimentos de síndromes gripais, a Prefeitura de Macapá registrou 423 novos casos positivos para infecção por coronavírus sem agravo dos sintomas. Os dados são da última semana epidemiológica do município, que também apontaram baixo risco na capital. Mesmo com esse cenário, é fundamental que a população esteja em dia com a vacinação contra a Covid-19.

 

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira, o aumento de casos deve despertar um alerta para quem ainda não completou o esquema vacinal ou até mesmo aqueles que ainda não iniciaram a imunização.

 

“As equipes de imunização atuam de segunda a sexta-feira, no período da manhã e tarde nas salas de vacina e aos sábados em Unidades Básicas de Saúde estratégicas. Além disso, a Prefeitura disponibiliza o drive-thru da Praça Floriano Peixoto. Dessa forma, a população está bem assistida, porém percebemos que estão deixando de ir em busca do imunizante”, conta o subsecretário.

 

Em Macapá, 91% da população já está vacinada com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, no entanto, esse percentual precisa também ser igual para o público infantil com idade liberada.

 

“Apesar de o número ser expressivo, temos um total de 6 mil pais e responsáveis que recusam a vacinação do público infantil, o que de certa forma impossibilita nosso avanço e resulta no agravamento dos casos positivos em crianças”, explica o gestor.

 

Para a professora Lenise Farias Machado, a imunização da filha Maria Cecilia, de 11 anos, significa cuidado e amor com a família. “Trouxe ela para atualizar o cartão de vacina, vejo muitas pessoas com receio, mas esse é um gesto de cuidado. Precisamos nos imunizar para evitar e prevenir a doença, principalmente com aumento de casos de síndrome gripais”, aponta.

 

Para receber o público em casos de síndromes respiratórias, a Prefeitura de Macapá possui a Unidade de Triagem e Acolhimento Santa Inês, que funciona 24 horas. No local é possível fazer o teste para detecção da Covid-19. Além deste ponto, as UBSs também estão habilitas para realização do exame, que é feito mediante solicitação médica.

 

O imunizante está disponível das 8h às 17h em todas as unidades de saúde, sem intervalo para almoço. Além desses pontos, a vacina também pode ser encontrada no drive-thru da Praça Floriano Peixoto, que funciona das 9h às 15h.


Deixe seu comentário


Publicidade