Cidades

Vai viajar no feriadão? Conheça dicas de segurança para pegar a estrada durante o Carnaval

Manutenção preventiva do veículo e dirigir obedecendo as regras de trânsito, podem garantir uma viagem tranquila durante o período carnavalesco.


O Carnaval chegou! Para muitos, é o momento de cair na folia e se divertir. Mas, para outros, essa é a oportunidade de pegar a estrada e buscar sossego longe da cidade. Para não enfrentar nenhum tipo de transtornos durante a viagem, é sempre bom fazer algumas verificações no veículo antes de viajar.

O mecânico de automóveis Junior Rocha ressalta que os motoristas devem sempre ficar atentos para alguns itens básicos no veículo que evitam problemas durante a viagem.

“São itens básicos, como manter a manutenção preventiva do veículo em dia. Isso se resume a troca de óleo, conferir o alinhamento, uso e calibragem dos pneus e do estepe. Verificar o sistema de arrefecimento, que neste caso, são os níveis de água do radiador e do limpador de para-brisas. Também é importante não esquecer de verificar itens obrigatórios como chave de rodas, macaco e triângulo de sinalização”, recomenda o mecânico.

Mas, além dos cuidados com a parte mecânica do veículo, o condutor deve se atentar às dicas de segurança para uma viagem segura.

A Polícia Militar destaca a importância de seguir algumas orientações básicas, que garantem ao condutor e passageiros do veículo uma viagem tranquila.

É necessário um planejamento da viagem antes de pegar a estrada. O motorista deve se informar sobre as distâncias que vai percorrer e condições do tempo, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada, e principalmente, não esquecer documentação pessoal e do veículo.

Na estrada, o condutor deve ter a atenção redobrada: observar as placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem; trafegar, obrigatoriamente, com faróis acesos para ver e ser visto; e nunca esquecer do usar o cinto de segurança, item obrigatório para todos os ocupantes do veículo.

Se beber, entregar a direção para outro condutor habilitado que não tenha feito o consumo de bebida alcoólica.


Deixe seu comentário


Publicidade