Cidades

Vale do Jari é interligado ao Sistema Nacional de Energia Elét

Laranjal e Vitória do Jari ficam livres de constantes blecautes que ocorrem na região



 

Os municípios de Vitória e Laranjal do Jari foram interligados nesse fim de semana ao Sistena Interligado Nacional (SIN). Os serviços foram concluídos por equipes da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) nas primeiras horas da manhã dessa segunda-feira, 18.

De acordo com a CEA, os testes começaram na semana passada, e os trabalhos de energização da subestação de Laranjal do Jari, que também serve Vitória, foram realizados por equipes da estatal, da Eletronorte e de duas empresas privadas.

Segundo a empresa, às 1h40min de segunda-feira foi concluída a chamada “tomada de carga”, que na prática é a transferência dos consumidores das duas cidades para o Sistema Interligado Nacional. Ou seja, a caríssima e poluente geração térmica passa a ser substituída pela energia de hidrelétricas.

“É um fato é histórico para a região do Vale do Jarí, pois a CEA passa a entregar à população a energia que impulsionará o desenvolvimento econômico e social do Sul do Amapá”, avaliou o diretor de Planejamento e Expansão da CEA, José Eliaz Rosa.

Com a interligação ao sistema nacional, o Sul do Amapá se livra dos constantes blecautes que ocorrem na região. Na semana passada Laranjal do Jari sofreu com o racionamento de energia. O município chegou a ficar 12 horas sem energia por causa do atraso no envio de combustível para a geração térmica.


Deixe seu comentário


Publicidade