Cidades

Vara da Infância de Santana promoveu 25 adoções em 2017

Levantamento mostra que 90% crianças e adolescentes foram adotadas por famílias de outros estados.


A Vara da Infância e da Juventude da comarca de Santana promoveu 25 adoções em 2017. Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (24) por telefone ao programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) a coordenadora da equipe técnica multidisciplinar da Vara, assistente social Claudionora Castor, revelou que 90% das adoções foram feitas por famílias de outros estados.

 

“Infelizmente ainda enfrentamos algumas dificuldades para adoção em nosso estado por conta da cultura das pessoas, que na maioria das vezes têm preferência por recém-nascido, por isso cerca de 90% das adoções foram feitas por famílias de outros estados. Mas, temos trabalhado intensamente na conscientização, mostrando que a adoção é acima de tudo um gesto de amor”, analisou.

 

A assistente social explicou que pessoas interessadas em adotar crianças ou adolescentes deverão procurar as varas da infância para fazerem o cadastro: “Quem deseja abrir o processo para se habilitar precisa ter acima 21 anos, procurar as varas da infância de Santana ou Macapá, apresentar documentos pessoais, comprovantes de endereço e de renda, além de certidões cíveis e criminais. Porém é importante destacar que a abertura desse processo deverá ser feita pela Defensoria Pública ou advogado particular.

 

Claudionora esclareceu que atualmente o processo de adoção não é demorado: “Hoje a adoção está mais flexível, mas logicamente seguindo todos os procedimentos e trâmites exigidos por Lei, sendo concluído entre seis e sete meses, dependendo do caso. Após a habilitação a pessoa faz um curso de preparação e fica habilitada para a adoção, quando será procurada pela equipe técnica da Vara da Infância para informar sobre crianças e adolescentes disponíveis”.


Deixe seu comentário


Publicidade