Cidades

Veja os desafios do sucessor de Graça Foster

Inclui resgate da credibilidade, autonomia e baixas por corrupção



O sucessor de Graça Foster na Presidência da Petrobras irá encontrar uma empresa desacreditada, altamente endividada, com dificuldades de caixa para financiar os seus novos projetos e no centro do “maior caso de corrupção da história do Brasil”, conforme definiu o procurador do Tribunal de Contas da União (TCU), Julio Marcelo de Oliveira.

Entre os principais desafios do novo presidente – ou nova presidente – estão formar um novo time de executivos de primeiro escalão; implementar um novo modelo de gestão com mais autonomia e transparência; revisar o plano de investimentos e desinvestimentos (venda de ativos) da empresa; e dimensionar o rombo provocado pela corrupção bem como eventuais perdas que a companhia pode sofrer no futuro em decorrência das investigações da operação Lava jato e das ações movidas por acionistas nos Estados Unidos que acusam empresa de ter divulgado informações enganosas e de ter superfaturado o valor de suas propriedades.

A Petrobras informou que, com a renúncia de Graça Foster e mais 5 diretores, os novos ocupantes dos cargos serão eleitos em reunião do Conselho de Administração que será realizada na sexta-feira (6).

Além do desafio de encontrar em 3 dias não só o sucessor de Graça Foster como também outros 5 executivos, há dúvidas se o novo presidente participará do processo de seleção da nova diretoria. “Seria um erro o acionista majoritário fazer uma escolha em bloco. Qualquer executivo top, preparado, vai querer contar com uma equipe que ele confie e participar deste processo neste momento virada da empresa”, afirma André Pimentel, sócio e CEO da consultoria de gestão Performa Partners.


Deixe seu comentário


Publicidade