Viaduto da Integração: fundação da estrutura já está 50% concluída
Serviços consistem em escavações e na implementação de estacas que irão sustentar o elevado.

O Governo do Amapá já alcançou 50% das obras da base da fundação que vai sustentar o Viaduto da Integração. Quando concluído, o elevado vai interligar as zonas Norte e Oeste da capital, por meio das rodovias Norte-Sul e Duca Serra (AP-020).
Para construir a base, serão utilizadas 64 estacas de metal, que pesam aproximadamente 120 toneladas. Até o momento, 32 estacas já foram instaladas na pista sentido Santana/Macapá, e as escavações seguem para a pista sentido Macapá/Santana, onde serão instaladas mais 32 estacas de metal.
A previsão é de que, até o final de março, 100% das instalações de estacas estejam concluídas. Uma vez finalizada esta etapa, serão implementadas as obras de conclusão da base.
De acordo com o superintendente responsável pela obra do viaduto, Manoel Félix, essa é uma das etapas mais importantes para que a estrutura seja erguida. “Após a implementação das estacas, iremos colocar os blocos de coroamento, que são feitos de concreto e fazem parte da conclusão da base. Quando finalizarmos esse processo, o próximo passo será a construção de lajes inferiores e superiores que prosseguirá para a fase de acabamentos”, explica Félix.
A primeira etapa da fundação – que consiste na pavimentação do desvio do viaduto e início da construção da base de sustentação – estava prevista para ser feita em 90 dias, porém foi concluída em um mês.
Para melhor andamento da obra e fluxo no trânsito, foi construído um tapume para o desvio do tráfego.
Deixe seu comentário
Publicidade


