Cidades

Vigilância Ambiental de Macapá inicia quarta etapa do LIRAa

O trabalho tem a finalidade de identificar criadouros do mosquito. O LIRAa ocorre em 75 bairros de Macapá, até dia 22 de julho.


A Divisão de Controle da Dengue da Vigilância Ambiental de Macapá iniciou nesta terça-feira, 14, a quarta etapa do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa). O trabalho tem a finalidade de identificar criadouros do mosquito. O LIRAa ocorre em 75 bairros de Macapá, até dia 22 de julho.

O levantamento é feito por agentes de endemias identificados e com Equipamentos de Proteção Individual para a pandemia. Os servidores realizam estudos na cidade para identificar possíveis focos do Aedes aegypti. O mosquito pode transmitir a dengue, zica, chikungunya e febre amarela urbana.

“Estamos com equipes em toda a cidade para fazer o estudo. Frisamos aos munícipes que o cuidado com o quintal deve ocorrer durante todo o ano. Qualquer lixo acumulado pode ser criadouro do mosquito, gerando doenças para todos que moram no entorno”, explica o chefe da Divisão de Controle da Dengue, Ailson Quaresma.

Além de cuidar dos quintais, a população pode ajudar solicitando a visita de um agente de endemias ou fazer denúncias. A Secretaria de Saúde de Macapá disponibiliza o Disk Mosquito (99121-1641), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Fotos: Cleito Souza


Deixe seu comentário


Publicidade