Cidades

Vigilância Ambiental pede colaboração da população na 4ª etapa do LIRAa

O trabalho consiste na coleta de possíveis focos do mosquito. Para isso, os agentes necessitam fazer visitas nas residências e pedem a colaboração da população.


A Divisão Municipal de Controle da Dengue da Vigilância Ambiental de Macapá inicia na próxima terça-feira, dia 14, a 4ª etapa do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa). O trabalho consiste na coleta de possíveis focos do mosquito. Para isso, os agentes necessitam fazer visitas nas residências e pedem a colaboração da população.

“Devido à pandemia do novo Coronavírus, não entraremos nas residências, apenas observaremos os quintais. Nossa equipe está com EPIs para fazer o trabalho, mas necessitamos da ajuda da população para realizar as amostragens”, destacou o coordenador do Programa de Combate ao Aedes, Ailson Quaresma.

O monitoramento será feito em todos os depósitos que possam servir de criadouros para a proliferação dos vetores Aedes aegypti/Albopictu. Os agentes orientam os moradores sobre a importância de manutenção em caixas d’água e a limpeza destes reservatórios mediante a escovação das paredes internas com bucha e sabão, a fim de eliminar possíveis ovos do mosquito.

O Liraa conta com 95 agentes e será realizado em 73 bairros de Macapá, no período de 14 a 22 de julho. Para solicitar a visita de um agente de endemias ou fazer denúncias, a prefeitura disponibiliza o Disk Mosquito (99121-1641), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.


Deixe seu comentário


Publicidade