Vítimas de incêndio recebem atendimento psicológico
Medida reforça o cuidado humanizado do setor de saúde às famílias afetadas pelo sinistro de quarta-feira, 7

Por meio de uma equipe de multiprofissionais, o Governo do Amapá vem garantindo atendimento psicológico às vítimas do incêndio na Zona Sul de Macapá, reforçando o cuidado humanizado indicado pela gestão no setor de saúde amapaense.
O atendimento psicológico vem sendo coordenado pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM) que mantém uma equipe revezando em dois turnos para atendimento da população afetada pelo incêndio.
A secretária da SEPM, Adriana Ramos, destacou que além do atendimento psicológico, a pasta também realizará a entrega de absorventes às mulheres vítimas do incêndio.
“Além do cuidado com a saúde emocional, vamos realizar a entrega de absorventes às mulheres que foram impactadas pelo incêndio”, pontuou a secretária.
Para atender às mulheres que tiveram suas rotinas impactadas pelo incêndio, em sua maioria chefes de família, o atendimento psicológico acontece das 8h às 18h, com foco no acolhimento e na escuta sensível.
A gerente da Rede de Atendimento à Mulher da SEPM, Larissa Rocha, disse que o atendimento psicológico às vítimas é crucial neste momento devido ao abalo emocional intenso, com relatos de insônia e dificuldades de bem-estar.
“A secretaria oferece este atendimento emergencial para amparar as vítimas e encaminhá-las para acompanhamento contínuo, visando o retorno à normalidade após o acolhimento e orientação dos profissionais”, acrescentou a gerente.
Balanço de Atendimentos e Benefícios
O objetivo da gestão estadual é assegurar que todos os afetados tenham acesso aos direitos básicos e orientações para a reconstrução de suas rotinas. Confira os números da assistência prestada até o momento:
18 famílias assistidas diretamente;
55 colchões entregues;
27 kits de alimentos (cestas básicas);
9 famílias encaminhadas para o Aluguel Social;
8 vouchers de Vale Gás;
4 kits de Higiene e Dignidade Menstrual;
4 kits de Higiene Infantil;
4 kits de Primeira Infância.
Como medida imediata de suporte emocional e logístico, foi instalada a tenda dos programas “Governo em Ação” e “Acolher Amapá”. O espaço funciona como ponto de atendimento humanizado, onde equipes multidisciplinares realizam o acolhimento das vítimas e o levantamento das necessidades urgentes de cada núcleo familiar.
Deixe seu comentário
Publicidade



