Cidades

Voluntários vão dar tratamento dentário a jovens de Macapá

Ação acontece hoje, na Unifap



 

Estudantes de 11 a 17 anos, da rede pública de ensino, poderão participar de uma triagem que vai oferecer tratamento odontológico gratuito a jovens em Macapá. A ação ocorrerá hoje, 28, na Universidade Federal do Amapá (Unifap), no período de 8h às 17h. A iniciativa é da Organização Não-Governamental (ONG) Turma do Bem, através do programa Dentista do Bem, formada por profissionais que realizam o trabalho voluntário no estado.

Segundo a voluntária da ONG Daiz da Silva, a ação ocorrerá no dia em que é celebrado o Dia Mundial do Sorriso. A escolha da data é uma forma de chamar a atenção da sociedade para a dificuldade de se obter tratamento dentário na rede pública.

“Escolhemos esse dia para mostrar que ainda existem milhões de brasileiros sem acesso a uma saúde bucal digna”, refoçou.

Na ação, os voluntários farão a identificação de alunos com baixa renda e que necessitem de tratamento imediato. Eles serão submetidos a um exame visual não invasivo para verificar a condição odontológica de cada um.
Na sequência, os dentistas preencherão uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a situação socioeconômica da família do estudante atendido. A lista será encaminhada para a central da ONG, em São Paulo, que irá selecionar os contemplados.

Serão escolhidos, prioritariamente, os estudantes com mais idade, que possuem problemas mais graves. O atendimento ocorrerá nos consultórios dos dentistas voluntários. O tratamento consiste na realização de diversos procedimentos, como radiografia, ortodontia, próteses e implantes. A assistência será dada até o aluno completar 18 anos.

Inicialmente, não foi definido o total de alunos que serão contemplados. A seleção deverá ocorrer em maio.


Deixe seu comentário


Publicidade