Votação para comando da Associação dos Moradores no Macapaba foi acompanhada pelo Ministério Público
Mais de 3 mil pessoas estavam aptas a votar nas três chapas inscritas, para escolher a que representará a comunidade junto ao executivo municipal e estadual na busca por melhorias de serviços públicos

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) acompanhou e orientou o processo de votação para a escolha da nova diretoria e conselho fiscal da Associação de Moradores do Residencial Macapaba (Asmorema), ocorrido neste domingo (6), na Escola Estadual Professor Antônio Munhoz Lopes. Mais de 3 mil pessoas estavam aptas a votar nas três chapas inscritas, para escolher a que representará a comunidade junto ao executivo municipal e estadual na busca por melhorias de serviços públicos.
A eleição ocorreu no horário de 9h às 16h, organizada pela Comissão Eleitoral, escolhida pela comunidade, composta pelas moradoras Raimunda Coutinho (coordenadora), Michele Dayane (secretária) e Martuza Varão da Silva (tesoureira), com a orientação do assessor técnico do MP-AP, José Villas Boas, e apoio da Polícia Militar do Amapá (PM/AP) durante todo o período até a apuração dos votos. Para garantir a lisura e transparência da votação, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) disponibilizou urnas eletrônicas e designou o técnico Ted Ramon, para garantir o pleno funcionamento.
O MP-AP atendeu pedido do presidente da Asmorema, Eliezer Ferreira, que procurou a instituição solicitando orientação técnica para reestruturar a entidade e organizar o processo eleitoral. Foi designado o assessor técnico da Procuradoria-Geral de Justiça para dar andamento aos procedimentos que iniciaram em abril com realização da reunião preparatória e, posteriormente, foi realizada a Assembleia Geral, no dia 3 de maio, na qual foram aprovadas mudanças no Estatuto Social com ampliação do mandato para três anos; aprovado o Regimento Eleitoral que norteou a eleição; e foram escolhidos 11 moradores da comunidade para integrar a equipe de apoio à eleição, com funções específicas como cadastramento de associados, recepção de inscrições de chapas e acompanhamento do processo eleitoral.
“A participação do Ministério Público não é executar, é colaborar, contribuir, organizar por conta dos conflitos havidos na comunidade, das dificuldades que eles têm de realizarem suas próprias eleições. Então nós entramos como colaboradores. Por exemplo, nesse processo, nós tivemos 3400 eleitores aptos a votar. Três chapas para a diretoria, três chapas para o conselho fiscal e uma participação muito grande da comunidade. Então, o Macapaba fez hoje a sua eleição para que, em agosto, a nova diretoria tome posse para três anos de mandato”, ressaltou Villas Boas, parabenizando a participação e os eleitos.
A chapa 5O foi a vencedora com 985 votos, elegendo para presidente José Raimundo Serrão Pinto. Para o Conselho Fiscal foi eleita a chapa 51, obteve 939 votos. O total de votos válidos foi de 1571.
Deixe seu comentário
Publicidade


