Waldez lança nesta sexta-feira plano estadual de vacinação contra a Covid
Independente de qual vacina o Brasil adotar primeiro, Governo do Amapá quer estar preparado para imunizar a população.

Cleber Barbosa
Da Redação
O governador Waldez Góes lança nesta sexta-feira, dia 18, no Palácio do Setentrião, o Plano Estadual de Vacinação contra o Covid-19. Mesmo sem uma definição sobre qual das vacinas que primeiro estará liberada pelo Brasil, a orientação do Governo do Amapá é estar preparado para a imunização dos amapaenses, segundo a Superintendência Vigilância em Saúde, a SVS.
A informação foi repassada nesta quinta-feira (17), pela chefe de Imunobiolôgicos da SVS, Andrea Marvão, em entrevista ao programa Café com Notícia, da rádio Diário FM.
Ela explicou que essa boa notícia chega no exato momento em que o estado vem organizando uma nova estratégia para garantir a retomada das imunizações rotineiras, como as antigas cadernetas de vacinação das crianças, que nos últimos anos levaram à volta de doenças consideradas erradicadas no país.
Ainda de acordo com a especialista, a fase é de reestruturação da rede.
“A idéia é estarmos prontos para receber essas vacinas assim que elas forem liberadas, independente de qual chegar primeiro, apesar de já estar em fase de avaliação pela Anvisa a do [Instituto] Butantan, com previsão de liberação para o dia 23, mas estamos agindo de forma sintonizada com o Ministério da Saúde e, conseqüentemente, repassando para as prefeituras de todo o estado”, disse a coordenadora.
Surto de sarampo
Ela falou também que o Ministério da Saúde, por meio da empresa Science, começou, nesta semana visitas à domicílios macapaenses para realizar a pesquisa denominada “Inquérito Nacional de Cobertura Vacinal nas capitais brasileiras”, com apoio da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá. O objetivo é avaliar a situação vacinal das crianças nascidas em 2017.
A pesquisa será realizada através de visitas domiciliares para preenchimento de um breve questionário, com anotações de dados gerais da criança e da família e registro por fotografia da caderneta de vacinação da criança, desde seu nascimento, até o momento da entrevista. Os entrevistadores são profissionais contratados pela empresa Science, devidamente identificados (crachá e blusa personalizada) e seguindo todas as medidas de proteção contra a Covid-19, com o uso de materiais de proteção individual (máscara, protetor facial, álcool em gel).
Deixe seu comentário
Publicidade
