Cidades

Workshop Amapá Sustentável discute oportunidades e estratégias para atração de investimentos

O evento abordou sobre potencialidades do estado, bem como difundir e fortalecer o desenvolvimento sustentável para, assim, elaborar e executar ações de captação de investimentos e atração de empresas do Brasil e do exterior.


O prefeito de Macapá, Clécio Luís, integrou o Workshop Amapá Sustentável: oportunidades e estratégias para atração de investimentos, realizado nesta segunda-feira, 21, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Amapá, Serviço Social da Indústria (Sesi) do Amapá, juntamente com a Prefeitura de Macapá e o mandato do senador Randolfe Rodrigues. O evento abordou sobre potencialidades do estado, bem como difundir e fortalecer o desenvolvimento sustentável para, assim, elaborar e executar ações de captação de investimentos e atração de empresas do Brasil e do exterior.

A iniciativa contou com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Amapá, Federação das Indústrias, Bens e Serviços de Turismo do Amapá (Fecomércio), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap) e Universidade Federal do Amapá (Unifap).


Clécio disse que o município está fazendo o dever de casa para que o mesmo se desenvolva mais. “Conseguimos fazer o dever de casa, desburocratizando ao máximo com a Rede Sim, com a Implantação da Nota Fiscal Eletrônica. Estamos avançando no processo de informatização. Cada vez mais empresas resolvem tudo pela internet. Além disso, também melhoramos o atendimento presencial com uma nova Central do Contribuinte, certidão negativa sendo retirada pela internet desde 2014”.

“Também estamos desenvolvendo uma outra frente chamada Macapá 300 anos, que é uma plataforma de um grande exercício de planejamento a longo prazo e visa desenvolver Macapá em diferentes aspectos, com investimentos em inovação, tecnologia e sustentabilidade. Criar consenso é a palavra-chave deste seminário, não há saída para o desenvolvimento se não criarmos um consenso e unirmos forças. Além disso, o fio condutor de tudo isso é a forma de conhecermos nossa cultura”, concluiu o prefeito.

A programação contou com exposições temáticas que abordaram, no primeiro painel, os fatores atrativos a investimentos no Amapá, e, no segundo, as políticas públicas para atração de investimentos. As discussões foram conduzidas por especialistas e nomes de referência nos assuntos.


Para o senador Randolfe Rodrigues, o workshop é o início de um processo que possibilitará o desenvolvimento do estado, já que o mundo todo está voltado para a Amazônia novamente. “É possível ter um desenvolvimento econômico voltado à sustentabilidade, desde que haja a verticalização da cadeia produtiva, como açaí, cosméticos, e que possa ser utilizada de forma correta. O mundo todo está voltado novamente para a Amazônia e temos que fazer valer os insumos da Zona Franca Verde, aprovados no Projeto de Lei 153”, complementou.

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, disse que é uma oportunidade única de se discutir caminhos de sustentabilidade para a Amazônia e anunciou durante o evento a publicação, no Diário Oficial da União (DOU), da Medida Provisória 901/2019, que transfere terras da União para os estados do Amapá e de Roraima. “Com a sanção presidencial, os títulos das propriedades que, atualmente, pertencem ao governo, passam a ser oficialmente do estado. Temos trabalhado pela regularização fundiária do Amapá há mais de seis meses e isso é uma vitória nossa”, agradeceu.

O diretor de Operações do Senai, Moisés de Aguiar, apresentou um curta- metragem denominado “Amapá sustentável estuários de oportunidades”. “O filme mostra possibilidades únicas de recursos naturais, além de possuir uma das melhores e mais vantajosas rotas de exportação do país, graças à sua localização geográfica estratégica”, encerrou.

O evento contou com a presença de deputados, gestores, pesquisadores, lideranças, acadêmicos e profissionais da área, que assistiram a painéis temáticos sobre amostras de oportunidades na indústria, comércio, turismo, logística e serviços locais como ferramentas inovadoras de potencial econômico da região.

Fotos: Max Renê


Deixe seu comentário


Publicidade