Cidades

Zeladoria Urbana retira mais de 7 mil toneladas de lixo de área atingida por incêndio no Perpétuo Socorro

Serviços devem ser concluídos no sábado (22) e a estimativa é que pelo menos 14 mil toneladas de resíduos sejam retirados.


Em 15 dias de trabalho, a Prefeitura de Macapá removeu mais de 7 mil toneladas de lixo e entulho de uma área localizada no bairro Perpétuo Socorro, zona leste da cidade. O local está desabitado desde 2013, quando ocorreu um incêndio que destruiu mais de 250 casas. Desde então, virou uma grande lixeira viciada. Os serviços devem ser concluídos no sábado (22) e a estimativa é que pelo menos 14 mil toneladas de resíduos sejam retirados.

 

Apesar das constantes limpezas realizadas pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, o local é alvo de despejo irregular de resíduos como lixo doméstico, carcaças de eletroeletrônicos, restos de madeira, garrafas de plástico e resíduos vegetais, como caroços de açaí. O despejo é feito por alguns moradores da comunidade e de outros bairros.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, disse que o local só poderá ser mantido limpo com a ajuda da própria comunidade, fiscalizando e denunciando quem descarta o lixo no local. Só no ano passado, a prefeitura limpou três vezes essa área. Entretanto, algumas pessoas voltaram a jogar resíduos.

 

“Nessas duas semanas de trabalho já foram mais de 70 carradas de lixo retirados. Além dos danos ao meio ambiente e para a saúde de quem vive próximo a esse ponto, as equipes que são enviadas para fazer a limpeza por várias vezes poderiam estar empregadas em outras atividades”, conclui o secretário.

 

Área monitorada

A Zeladoria Urbana terá equipes de fiscalização periodicamente no local conversando com os moradores, comerciantes e empresários inseridos na área. A secretaria também pedirá o apoio do 6º Batalhão da Polícia Militar, instalado no bairro Perpétuo Socorro, e Guarda Municipal para fazer rondas diárias e evitar que a população volte a sujar o espaço.

 

Projeto socioeconômico

A Prefeitura  estuda a possibilidade da implantação de um projeto social-econômico na área do incêndio, que irá beneficiar diretamente a comunidade do bairro Perpétuo Socorro.

 

A iniciativa tem como objetivo fazer com que os moradores mantenham o lugar limpo e também fiquem responsáveis pela manutenção e limpeza, além de fomentar a economia no bairro e proporcionar lazer a todos.

 

Denúncias X Infrações

A pessoa flagrada despejando lixo em via pública será autuada e terá o prazo de 48h para fazer a retirada do material. A população também pode denunciar por WhatsApp, SMS ou ligação, pelo número 99970-1078.

 

Também é possível se dirigir ao prédio da Zeladoria, localizado na Avenida Maria Quitéria, 317, bairro Trem, zona sul de Macapá. A identidade não será revelada.

Jogar lixo em via pública é considerado infração grave de acordo com a Lei Orgânica nº 054 de 2008 do município de Macapá, Artigo 44, onde prevê multas de até R$ 1,5 mil, além de processos nas esferas penal (Delegacia de Meio Ambiente) e/ou Judicial (Ministério Público).


Deixe seu comentário


Publicidade