Diário Política

24ª edição do Surf na Pororoca reúne diversos surfistas brasileiros

O evento, que acontece nos dias 01 a 04 de abril, tem objetivo de explorar algumas das mais de dez pororocas ainda não conhecidas na região de Chaves, no Pará.


Lana Caroline
Da Redação

Aquelas pessoas que gostam de esportes radicais, a 24ª edição do Surf na Pororoca é uma boa ideia para se aventurar. Entre os dias 01 e 04 de abril o município paraense de Chaves recebe alguns dos melhores surfistas do Brasil para desbravar as grandes ondas no município vizinho ao Amapá.

O evento tem objetivo de explorar algumas das mais de dez pororocas ainda não conhecidas na região de Chaves. Para isso haverá toda uma estrutura como helicópteros, jet skis, bananas boat e lanchas voadeiras. Além disso, diversas emissoras de TV nacionais e internacionais estarão no local para fazer os registros dessa aventura.

“Essa vai ser a primeira vez que vamos fazer esse evento em Chaves. Infelizmente, vários impactos ambientais acabaram com a Pororca no rio Araguari, mas no Pará e Maranhã ainda acontece o fenômeno”, disse o guia de turismo regional, Marcelo de Sá.

Será preparada uma extensa programação, muitas delas ligadas a preservação do meio ambiente e a diminuição dos resíduos descartados. Além disso, será implantada a Escola de Surf Pororoca e a uma fábrica de pranchas, sendo feitas de caroços de açaí e outros materiais ecológicos.

“Queremos incentivar as pessoas da comunidade, principalmente a juventude, a gostar do turismo e se interessar pelo esporte. Isso vai ajudar a movimentar a economia local”, disse o guia.

Os campeões mundiais Fábio Gouveia (Surf) e Lucas Fink (Skimboard), os Top CT Ian Gouveia e Raoni Monteiro, Nayson Costa, Marcelo Bibita e primeiro recordista mundial de surf na pororoca, além de muitos outros, estarão desembarcando no Amapá e seguindo viagem, de barco, até Chaves para refazer o caminho percorrido pelos pioneiros, que em 1998 fizeram a primeira expedição às pororocas no município.


Deixe seu comentário


Publicidade