Esportes

44º Torneio Interdistrital de Futebol: emoção marca classificação de quatro equipes do Bailique para final

No masculino, Jaburuzinho levou a melhor, deixando o Freguesia na segunda colocação. No Feminino, o Igarapé do Meio venceu o torneio em cima da Vila Progresso B. As quatro equipes ganharam vaga para a final em Macapá.


A arena da Vila Progresso, no Distrito do Bailique, foi palco para as grandes estrelas do futebol do interior. A emoção descreveu a décima seletiva do 44º Torneio Interdistrital de Futebol, realizado pela Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel) nos dias 24 e 25 de setembro.

 

A seletiva contou com 30 equipes de futebol, de times masculinos e femininos, que enfrentaram os desafios da Amazônia para arrebentar em campo. Um show a parte para os integrantes das comunidades do arquipélago do Bailique, que acreditaram que o esporte transforma realidades.

 

No masculino, quem levou a melhor foi o Jaburuzinho, que venceu o Freguesia nos pênaltis. Apesar de ter ficado no zero a zero nos dois tempos, o Jaburuzinho já demonstrava um ataque perigoso, mas desperdiçou as oportunidades. Antes de finalizar o segundo tempo, o técnico substituiu o goleiro, uma estratégia que deu certo, pois o jogador defendeu uma cobrança, levando a equipe ao delírio.

 

O goleiro Berrel, Delzimar Souza, de 39 anos, integra o Jaburuzinho desde muito jovem. Em 2009, também foi decisivo na final do Interdistrital em Macapá, consagrando o time campeão da época. Na seletiva do Bailique deste ano, ele mostrou todo o seu talento, apesar do cansaço da viagem de catraia pelas águas amazônicas.

 

“Daqui de Progresso para a minha comunidade dá 2 horas de rabeta contra a maré. Então, muitos não acreditaram no nosso clube, pois também viemos desfalcados. Mas, Deus e Nossa Senhora, nos abençoaram. O Jaburuzinho lutou até o fim e agora somos campeões. Faremos a diferença em Macapá, outra vez, que nem em 2009, que ganhamos do Campinas’’, comentou o goleiro.

 

Na última cobrança de pênalti, a estrela do Jaburuzinho, Ney Braga, de 36 anos, definiu a partida, consagrando o time campeão da classificatória do Bailique. O jogador defende a camisa do time desde quando tinha 17 anos, sendo uma figura importante para a história da comunidade esportiva.

 

“Realizamos o sonho da molecada mais nova do time com a conquista da vaga para a final em Macapá. Já faz 6 anos que não íamos disputar na capital. Chegamos até aqui com muita dificuldade. São muitas equipes participando. Então, ter feito a última cobrança me deixou um pouco nervoso, mas eu consegui me controlar e deu tudo certo. Lutamos até o fim porque somos um time de guerreiros’’, destacou o atleta.

 

Futebol feminino

A décima seletiva do torneio no Distrito do Bailique mostrou a força das mulheres amazônicas. Na final, o Igarapé do Meio ‘A’ venceu o Vila Progresso nos pênaltis, após dois tempos de uma disputa super acirrada.

Ainda no primeiro tempo, a camisa 10 do Igarapé do Meio, conhecida como Maria, bateu com firmeza de fora da área, marcando 1×0 para a equipe. No segundo tempo, a camisa 4 do Vila Progresso B, Ana Paula, fez um golaço de falta. Deixando tudo empatado.

 

Nos pênaltis, a Irlana Rocha Barros, de 26 anos, foi decisiva para o Igarapé do Meio. Marcou a última cobrança com um chutão, consagrando a equipe Campeã do Bailique.

 

“Minha comunidade fica uns 25 minutos de catraia daqui de Vila Progresso. Então, treinamos muito. O jogo foi emocionante e estou feliz por ter acertado a última cobrança. Eu dei uma bolada e foi um golaço, para acabar logo porque já ia escurecer. Estamos no segundo ano sendo campeãs do Bailique. É muito gratificante, pois quando me entendi por gente, ou seja, desde os 12 anos, integro o time do Igarapé do Meio”, disse a jogadora.

 

Premiação

Segundo o coordenador Municipal de Esporte e Lazer, Cleudo Trindade, os dois primeiros lugares, tanto o feminino, quanto masculino, receberam uma premiação em dinheiro, troféu e medalhas, além da vaga para a grande final do torneio em Macapá.

“O Interdistrital é um campeonato de futebol masculino e feminino que envolve todas as comunidades dos distritos. Este ano, o 44º Torneio foi composto por 170 comunidades. A grande final está prevista para ser realizada na primeira quinzena de novembro”, frisa.

 

Distrital Bailique

A fase classificatória do Bailique contou com 8 equipes femininas inscritas, sendo elas: Freguesia do Bailique, Igarapé do Meio ‘A’, Vila Progresso ‘A’, Jaburuzinho, Carneiro, Vila Progresso ‘B’, Buritizal e Igarapé do Meio ‘B’.

 

Já a masculina, foi composta por 22 equipes, tais quais: Andiroba, Arraiol, Buritizal, Igarapé do Meio, Jaburuzinho, Jangadinha, Jaranduba, Marinheiro de Fora, Novo Paraíso, Vila Progresso, São João Batista, Igarapé Carneiro, Junco, Macedônia, São Benedito da Freguesia, Freguesia do Bailique, Franco Grande, Maúba, Itamatatuba, Franquinho, Limão do Curuá e Eluzay.

 

O torneio finalizou no Bailique com o anúncio do coordenador Municipal de Esporte e Lazer, Cleudo Trindade, que na oportunidade estava representando o Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, sobre a construção da Arena de Futebol de Vila Progresso.

 

A arena esportiva da Vila Progresso contará com gramado sintético, arquibancada e iluminação. A obra será executada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), com recurso de R$ 951.905,00 mil, oriundos de emenda parlamentar do Senador Lucas Barreto.


Deixe seu comentário


Publicidade