‘6ª Travessia em Defesa do Rio Amazonas’ recebe velejadora campeã mundial
Para este ano, evento de kitesurf recebe velejadores veteranos do Nordeste, referência nacional no esporte

Wallace Fonseca
Estagiário
A Associação dos Velejadores do Amapá (AVAP) promove a 6ª Travessia em Defesa do Rio Amazonas. O evento tem como objetivo reforçar a defesa e preservação do maior rio do mundo em extensão e volume de água.
Falando mais da modalidade e das ações a serem desempenhadas, a competição, Rubem Barros, presidente da Associação de Velejadores, e Estefânia Pereira, campeã mundial, foram ouvidos em entrevista no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9).
“A primeira vez que vim ao Amapá me motivou a voltar. Eu vim fazendo uma travessia do Ceará até aqui; fiz com cinco amigos, durante 16 dias. No dia que cheguei tive que ir embora. Isso partiu meu coração. Com o convite da associação me senti presenteada e com outro intuito. O kitesurf é um esporte que não agride a natureza”, disse Estefânia, campeã mundial na modalidade ‘freestyle’.
Sobre a conexão homem-natureza, Estefânia declarou: “O kitesurf é nossa conexão com a natureza; a gente usa o vento para impulsionar nossa alegria. Por isso eu gosto de viajar; muitos velejadores aqui do Amapá visitam o Ceará, lá também temos um trabalho social. Aqui, a nova geração precisa ter cuidado com o meio ambiente e do uso do esporte que não tem agressão nenhuma”.
A 6ª Travessia em Defesa do Rio Amazonas será no próximo sábado, 28, ou domingo, 29, dependendo do vento, a partir das 14h, no Complexo do Jandiá. O evento também terá a presença de Bruno Gonzales, que fará uma apresentação de wingfoil, prática comum no Ceará, que também configura outra forma de velejo.
“Nós também trabalhamos com a parte ambiental, de defesa do rio Amazonas. A orla de Macapá serve como nosso tapete para praticarmos nosso esporte. Faremos um ato de limpeza no sábado, pela manhã. Sempre que resolvemos limpar o rio Amazonas tiramos toneladas de pneus, garrafas, latas e placas de carro”, disse Rubem.
O presidente da associação também reforça para que a população macapaense se conscientize e mantenha a higiene do local: “As pessoas precisam ter essa consciência, é onde nós praticamos nosso esporte tão bonito; a gente colore a frente de Macapá, é onde nós somos felizes. O turista presencia nossa atuação”.
Deixe seu comentário
Publicidade


