Esportes

Abertas inscrições para 1ª edição dos Jogos Paradesportivos Escolares de Macapá

Expectativa é que cerca de 240 alunos da rede municipal de ensino participem da competição


Na terça-feira (31), a Prefeitura de Macapá promoverá a 1ª edição dos Jogos Paradesportivos Escolares. O campeonato vai incentivar a prática desportiva dos alunos com deficiência física, visual e intelectual matriculados na rede municipal de ensino. A competição acontecerá na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e inicia às 8h. As inscrições podem ser feitas de forma on-line, através do link

“A prática do paradesporto é capaz de reduzir agravos à saúde e elevar a expectativa de vida dos participantes e a competição é uma forma de potencializar a qualidade de vida dos estudantes com deficiência”, destaca o coordenador municipal de Esporte e Lazer, Marlon Ferreira.

A expectativa é reunir cerca de 240 participantes. São estudantes com necessidades especiais, deficiência visual ou intelectual, que competirão nas modalidades vôlei sentado, atletismo, bocha olímpica e natação adaptada. Eles contarão com monitores que auxiliarão na execução das atividades.

Cada participante receberá uniformes, alimentação e premiação. Além disso, o espaço de competição contará com uma unidade móvel para atendimento de emergência. O evento será promovido pela Coordenação Municipal de Esporte e Lazer (Comel) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Os paratletas terão transporte garantido pela Prefeitura de Macapá, que será feito por meio de ônibus da Comel. Eles serão acompanhados por alguém da família ou profissional da escola na qual está matriculado.

 

Multiplicadores
Antes do campeonato, acadêmicos de educação física de uma faculdade particular participaram de um treinamento sobre as modalidades paralímpicas para atuarem como multiplicadores das técnicas para alunos da rede de ensino de Macapá. O grupo foi enviado para as escolas municipais, onde puderam orientar os alunos sobre regras básicas de atletismo, natação e voleibol sentado.


Deixe seu comentário


Publicidade