Última hora Polícia Política Cidades Esporte
Esportes

Acelino ‘Popó’ Freitas ministra palestra para crianças e adolescentes do Projeto Juventude em Movimento

Ao todo, 300 crianças e adolescentes do Projeto estiveram presentes.


Lana Caroline
Editora de Esportes

 

A prática de esportes trás diversos benefícios, sem contar que ajudam a ter mais coordenação motora e a trabalhar em equipe. Além disso, o esporte é um grande aliado para evitar com que crianças e adolescentes sejam pessoas ruins. Pensando dessa forma, o Juizado da Infância e Juventude de Macapá realiza o Projeto Juventude em Movimento, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em projetos esportivos.

Para dar mais entusiasmo e motivação, o ex-pugilista e tetracampeão mundial de boxe, Acelino ‘Popó’ Freitas esteve ministrando a palestra “Esporte muda e edifica sua vida”. Ao todo, 300 crianças e adolescentes do Projeto estiveram presentes.

A Juíza Laura Costeira, titular da Vara de Infância e Juventude, da área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas de Macapá, explica o motivo de ter escolhido o ex-pugilista para incentivar a prática do esporte na vida dos meninos e meninas.

“Nós escolhemos ele porque a trajetória de vida dele se assemelha com a das crianças presentes aqui. Ele teve uma família humilde e que com o esporte ele conseguiu mudar a vida dele e das pessoas ao redor e é isso que queremos mostrar para os participantes do projeto”, disse.

O ex-pugilista, que atualmente é palestrante motivacional, explica que além de praticar o esporte, é necessário que o estudo esteja em primeiro lugar para que se possa alcançar sonhos mais altos.

“Eu quero mostrar pra essas crianças que o estudo tem que vir em primeiro lugar e o esporte em segundo. Além disso, o esporte muda tudo e nos coloca em lugares que nunca imaginávamos estar. Se eu estou hoje aqui é porque o esporte me proporcionou isso”, disse.

Atualmente, o ‘Juventude em Movimento’ apoia mais de 20 programas sociais da cidade de Macapá e seus distritos, com fornecimento de materiais esportivos para diversas modalidades, como: futebol, futsal, handebol, basquete, vôlei, capoeira, muay thai, jiu jitsu, luta olímpica, entre outras. Com recursos provenientes do Fundo de Apoio aos Juizados da Infância e Juventude, o projeto atende cerca de 10 mil crianças e adolescentes.

“Quero falar pra essa garotada que é possível mudar de vida através do esporte. Dormi no chão, passei fome e conseguiu muda a minha vida e a trajetória de um esporte com pouca visibilidade no Brasil, aproveitando todas as oportunidades. Quando existe foco e fé, conseguimos ir para qualquer lugar”, encerrou.


Comente