Esportes

Alunos da escola Esther Virgulino vencem torneio internacional de robótica em Guarulhos (SP)

Quatro alunos da escola Esther Virgulino, do bairro São Lázaro, zona norte de Macapá, venceram o Torneio Internacional de Robôs, categoria ‘Sumô’, após disputa com dezenas de equipes em evento internacional sediado em São Paulo.

Compartilhe:

A equipe ‘Danger’, formada pelos alunos Alexandre de Oliveira Almeida (4º ano); Gabriel de Nazaré Martins Farias (4º ano); Natan Christopher Vacari (4º ano) e Viníciu Tavares da Silva (3º ano), que cursam o ensino médio integral em educação especial da Escola Estadual Esther da Silva Virgulino, no bairro São Lázaro, zona norte de Macapá, conquistaram neste sábado (9) o primeiro lugar no ITR – International Tournament of Robots (Torneio Internacional de Robôs), realizado durante quatro dias no Centro Universitário Eniac Guarulhos, em São Paulo, e é considerado uma das mais importantes competições de robótica internacional.

Os amapaenses conquistaram a premiação na categoria ‘Sumô’, e receberam credenciais para participar de uma competição, também em nível internacional, na Paraíba (PB), em novembro, além de disputar outra competição do mesmo nível em casa (Amapá) no final do ano.

Segundo os organizadores da competição, alguns robôs são programados para disputar disputa de cabo de guerra, outros dançam e modelos específicos servem para simular situações de resgate, além de outros desafios.

No envolvimento com as tecnologias usadas na robótica, desenvolve-se nos alunos uma visão de mundo mais ampla e capaz de transformá-lo. Porém, em 2018, esse poder de disputa foi ampliado, envolvendo muito mais técnica.

O trabalho é coordenado atualmente pelo professor Elender Keuly de Souza, que acompanha os alunos, mas teve início lá atrás com os professores Roberto França; Manoel Pinto e Robério Castelo. O grupo está junto há pelo menos cinco anos, e desde então vem conquistando vitórias importantes em competições de nível local, regional, estadual, nacional e internacional.

Os campeões amapaenses devem desembarcar na capital amapaense neste domingo (10). Para participar da competição, eles realizaram eventos internos para conseguir levantar recursos para poder arcar com hospedagem, translado e alimentação. As passagens foram doadas pelo governo do Amapá.

Reportagem: Elden Carlos
Fotos: Arquivo pessoal equipe Danger

 
Compartilhe:

Tópicos: