Amapá conquista três medalhas e o terceiro lugar no Campeonato Regional Norte de Bocha Paralímpica, em Rondônia
Foram duas medalhas de ouro e uma de prata e o terceiro lugar geral da competição

Lana Caroline
Editora de Esportes
O Amapá foi destaque do Campeonato Regional Norte de Bocha Paralímpico 2024, entre os dias 21 e 23 de junho, na cidade de Porto Velho (RO). Três paratletas estiveram representando o estado e conquistaram três medalhas: duas de ouro e uma de prata. Além disso, conquistaram o terceiro lugar geral da competição.
O paratleta Isaac Vilhena de Deus conquistou medalha de ouro, na classe BC4 (Possuem deficiências severas, mas não recebem assistência). Outra paratleta que conquistou ouro foi Nathalia Conrado, na classe BC3 (Deficientes severos, que usam instrumento auxiliar e podem ser ajudados por outra pessoa). A medalha de prata ficou com a Fernanda Alves, também da classe BC3. O primeiro lugar vale a classificação para participar do Campeonato Brasileiro de Bocha.
Segundo a professora do Centro de Referência Paralímpico de Macapá, Williane da Silva, o apoio e o trabalho árduo das técnicas Ana Cristina e Marie e dos calheiros (ajudantes), foram de extrema importância para o êxito dos paratletas.
“Além das medalhas, estamos levando o terceiro lugar na competição graças aos nossos atletas, ao trabalho das nossas técnicas e dos calheiros, Elizama Alves, mãe da Fernanda, e do Moisés Vilhena, irmão do Isaac. Estamos muito felizes com o resultado”, disse.
Bocha Paralímpica
Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpica só apareceu no Brasil na década de 1970. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca. Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, pés, e instrumentos de auxílio chamados de “calhas”, para dar mais propulsão à bola. O calheiro posiciona a canaleta à sua frente para que ele empurre a bola pelo instrumento com a cabeça.
Deixe seu comentário
Publicidade




