Esportes

Amapá recebe, pela primeira vez, o Projeto Caravana

Ações do Instituto Esporte & Educação, UNICEF e Instituto Mpumalanga, por meio da Lei de Incentivo do Governo Federal, serão realizadas de terça (22) a quinta-feira (24), em Laranjal do Jari


Os Projetos Caravana do Esporte e Caravana das Artes estarão, pela primeira vez, no Amapá. De segunda (21) a quinta-feira (24), cerca de 3 mil crianças e jovens de escolas públicas da região irão participar das atividades esportivas e artísticas no município de Laranjal do Jari. O projeto é realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), UNICEF e Instituto Mpumalanga, com parceria da ESPN e DISNEY. Esta Etapa tem o apoio da EDP, via Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte / Governo Federal.

A abertura oficial do evento será na segunda-feira (21), no estádio João Queiroga, no bairro Agreste, onde será montada a Arena da Caravana, que estará aberta a partir da manhã do dia seguinte, com miniestações esportivas, com as modalidades vôlei, futebol, tênis, atletismo, handebol, basquete, slackline e lutas/judô.

As judocas Jeane Belo, campeã da categoria 78kg no Campeonato Brasileiro de Judô da região Norte-Nordeste, e a vice-campeã da categoria 48kg, Lais Fernandes, confirmaram presença na etapa.

Além de atividades esportivas para crianças e jovens, cerca de 100 professores da rede municipal de ensino participarão das formações em Esporte Educacional e Viva com Arte.

“Estivemos no município fazendo uma grande mobilização de diversos atores locais para a realização da Caravana e para garantir que o projeto seja um ponto de convergência e uma inspiração para os avanços que o Laranjal do Jari se propõe a fazer no campo da garantia de direitos. Será uma oportunidade e um desafio de envolver tantos atores locais para fazer a Caravana ser possível para todos. Uma verdadeira ação de política intersetorial”, afirma Alexandre Arena, coordenador do IEE.

Para o assessor de diretoria do Instituto EDP, Paulo Ramicelli, “as ações visam contribuir para o desenvolvimento dos professores e seus alunos por meio de experiências diferenciadas na arte e nos esportes. Buscamos transformar vidas, com atividades que levam conhecimento e cultura para as pessoas de várias regiões do País. No Amapá de forma pioneira”.

O UNICEF também estará na Arena da Caravana, pois o município de Laranjal do Jari está pleiteando o Selo Unicef Plataforma Amazônica. Para tanto, a Oficial do programa de Desenvolvimento do Adolescente do escritório do UNICEF em Manaus, Joana Fontoura, e o Oficial do Programa de Esportes para o Desenvolvimento do Unicef Brasil, Augusto Souza, estarão reunidos com as Secretarias municipais envolvidas nesse processo.

Desde 2005, foram mais de 150 municípios visitados pelas Caravanas, tendo ainda a participação voluntária de convidados, que hoje formam uma rede de mais de 200 ídolos do esporte e das artes que acompanham os projetos.

Sobre os projetos – Mais de três milhões de crianças e adolescentes já foram atendidas indiretamente pela Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, desde 2005. Mais de 50 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, nos onze anos dos projetos. São projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga, e com o Instituto Esporte & Educação (IEE).


A CARAVANA DO ESPORTE tem o objetivo de subsidiar uma política pública voltada para o esporte a fim de garantir o direito de crianças e jovens praticarem esportes com inclusão e em ambientes livres de violência, fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanhos e pesos para crianças e jovens. O projeto conta com o patrocínio do Itaú, da Rede, EDP, Grupo Kroton / Pitágoras, Verde Asset, Johnson e Johnson e Semp TCL, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte/Governo Federal.

A CARAVANA DAS ARTES promove oficinas de formação de educadores dentro da metodologia “Viva com Arte” e oficinas de liderança juvenil em literatura e em comunicação. Tem os patrocínios da Rede, EDP, OTIS, Boticário, QuantiQ e Elsys, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura/ Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 35 mil professores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Votorantim Energia, Monsanto, Cielo, Ultra, Motorola, Grupo Kroton, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Deutsche Bank, Johnson&Johnson, SEMP TCL, Bank Of America, Quantic, BTG Pactual, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Bridgestone, Bloomberg, Xerox e Perfetti Vam Melle.


Deixe seu comentário


Publicidade