Esportes

Amapá sedia lançamento oficial da Copa Verde 2017

Além de Feldman, a cerimônia contou com a presença do vice-presidente da CBF, Antunes Nunes, do governador do Amapá, Waldez Góes, e do presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF), Roberto Góes, entre outros presidentes de federações que participam do torneio.


A Copa Verde 2017, primeira competição carbono zero do futebol brasileiro, foi lançada na manhã desta sexta-feira (17), em Macapá, com mais iniciativas sustentáveis. Nesta edição, que iniciou em janeiro com jogos da fase preliminar, o ingresso das semifinais e finais será feito de sementes e poderá ser plantado após as partidas, garantiu a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“ A gente já tem trabalhado muito com o lixo reciclado, fazendo troca de ingressos por garrafas PET e agora vamos transformar o ingresso em papel semente, um papel que após a sua utilização, poderá ser plantado como se fosse uma semente, portanto passível de ser transformada rapidamente em uma árvore. É uma experiência nova que será aplicada na semifinal e na final, mas que queremos depois introduzir este método em outras competições brasileiras – disse o secretário” geral da CBF, Walter Feldman.50

Além de Feldman, a cerimônia contou com a presença do vice-presidente da CBF, Antunes Nunes, do governador do Amapá, Waldez Góes, e do presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF), Roberto Góes, entre outros presidentes de federações que participam do torneio.

O secretário-geral da CBF explicou outras medidas adotadas pela Copa Verde para esse ano. Entre elas, o debate sobre resíduos sólidos e o uso de copos descartáveis. O torcedor poderá comprar o copo personalizado da competição para se hidratar e depois pegar o dinheiro de volta, caso não queria o objeto.

“Introduzimos na Copa Verde o debate sobre os resíduos sólidos, onde é uma obrigação de todos guardá-los. Nós daremos exemplos dentro dos estádios, juntamente com as cooperativas de catadores para fazer a reciclagem e separação adequada do lixo. Mostraremos os nossos estádios após o espetáculo, e o lixo totalmente recolhido e levado para o seu destino final”  explicou Feldman.

Assim como anunciado em 2016, a quarta edição da Copa Verde não dará mais vaga para a Copa-Sulamericana. Agora o vencedor do torneio garante participação nas oitavas de final da Copa do Brasil em 2018.

Tabela de Jogos:
Primeira fase – Dia 05/03
Jogo 1 x Paysandu
São Raimundo-RR x Águia de Marabá-PA
Fast Clube-AM x Santos-AP
Atlético-AC x Remo
Ceilândia-DF x Luverdense
Tocantins x Rio Branco-ES
Operário-MS x Luziânia-DF
Rondoniense x Cuiabá

Dia 19/03
Paysandu x Vencedor Jogo 1
Águia de Marabá-PA x São Raimundo-RR
Santos-AP x Fast-AM
Remo x Atlético-AC
Luverdense x Vencedor Jogo 2
Rio Branco-ES x Tocantins
Luziânia-DF x Operário-MS
Cuiabá x Rondoniense


Deixe seu comentário


Publicidade