Esportes

Amapá terá 11 atletas no Campeonato Brasileiro Escolar de Natação

A Escola Estadual Antônio Messias representará o Estado com cinco atletas selecionados durante os Jogos Escolares Amapaenses.


O Estado do Amapá terá 11 alunos atletas, com idades entre 15 e 18 anos, da rede estadual de ensino competindo nos dias 22 e 23 de março do III Campeonato Brasileiro Escolar de Natação, que acontece no Centro Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ). Dos nadadores que representarão o Amapá cinco são da Escola Estadual Antônio Messias e embarcam na madrugada desta quinta-feira, 21, para a cidade fluminense. O torneio servirá de seletiva única para formação da Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Mundial Escolar 2019.


De acordo com professor de educação física da Escola Antônio Messias, Otávio Rosário, a expectativa é grande já que é a primeira vez que o Amapá participará da competição. “Temos bons atletas, mas o campeonato também é a seletiva para um mundial e certamente reunirá os melhores nadadores das categorias, e isso elevará muito o nível da competição. Nossos atletas vão se empenhar ao máximo e buscar boas colocações; além de garantir experiências para futuras competições nacionais”, declarou Rosário.

Os nadadores da instituição escolar participarão da grande maioria das provas e de todos os estilos, ficando de fora somente do revezamento 6×6. Os estudantes da Antônio Messias treinam diariamente no horário de contraturno das aulas. A escola ficou com as vagas escolares devido ao desempenho nos Jogos Escolares. Outros seis nadadores, que também estarão na competição, fazem parte da cota das vagas da Federação Amapaense de Esportes Aquáticos (Faea), mas também são de escolas da rede pública.


Um dos atletas que estará competindo e tem um dos melhores índices da Região Norte nos 50 metros estilo borboleta, Dominick Tavares, 16 anos, da Escola Gabriel de Almeida Café, afirma que está focado e espera conseguir bons resultados. “Vamos em busca de grandes resultados e com toda certeza queremos colocar em prática tudo o que treinamos no dia a dia e almejamos trazer bons frutos”, afirmou.

Os estudantes que estarão no campeonato e foram definidos pela federação fizeram a preparação no Centro Didático Capitão Euclides Rodrigues (Piscina Olímpica). A delegação amapaense será coordenada pelos professores Rafael dos Santos e Marcos Bandeira. O retorno da equipe está marcado para domingo, 24.


A competição terá as seguintes provas: 50, 100 e 200 metros nado livre, 50 e 100 metros costas, 50 e 100 metros peito, 50 e 100 metros borboleta, 200 metros medley e revezamentos 4×50 metros medley e 6×50 metros livre.

Os 24 melhores atletas da competição, além das escolas campeã no masculino e feminino, serão os representantes do Brasil no Campeonato Mundial Escolar, marcado para maio, no Rio de Janeiro.


Deixe seu comentário


Publicidade