Esportes

Amapaense é a primeira a conseguir classificação para corrida mais famosa do mundo

A Maratona de Boston é considerada uma das mais famosas e tradicionais. A amapaense Cleuma Araújo é a primeira amapaense a conseguir índice para participar.


Lana Caroline
Editora de Esportes

 

Conseguir superar metas e atingir níveis mais altos do que esperado é exemplo de foco e determinação. Na corrida de rua não é diferente e um exemplo disso é a corredora Cleuma Araújo, que participou da 27ª Corrida de Porto Alegre e conseguiu índice para participar da maratona de Boston, a mais famosa e tradicional corrida de longa distância realizada anualmente em todo o mundo, disputada em 42 km entre as cidades de Hopkinton e Boston, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.

“É uma honra de ser a primeira amapaense a conseguir índice para a maratona de Boston. Não é só correr, você precisa bater um tempo e assim estará habilitada para participar e, finalmente, eu consegui”, disse a corredora.

Cleuma começou sua vida esportista ainda nova, quando era solteira e morava no município de Pedra Branca do Amapari. Ela praticava futebol de salão e após conhecer seu esposo, Fábio Augusto, que era corredor, começou a despertar um amor pelo mundo da corrida de rua.

“Quando casei, vim para Macapá e meu marido já fazia esse esporte e fui me apaixonando e ai ele viu que fui me destacando e começou a me incentivar ainda mais. O esporte entrou na minha vida para melhorar minha saúde física, mental e o relacionamento com meu esposo. Se hoje eu me tornei a primeira amapaense a ir para os Estados Unidos, eu agradeço ao meu esposo, que é meu grande incentivador”, disse a corredora.

O fato de estar representando o Amapá e o Brasil na Maratona de Boston é um sonho realizado de Cleuma, que nunca imaginou que um dia poderia conseguir realizá-lo. Agora, ela precisa, além de passagem, passaporte e visto para os Estados Unidos, patrocinadores que possam ajudá-la.

“Hoje em dia a gente conta com o apoio do secretário de esportes, Rudney Cunha e do Ricardo, amigo nosso que tem contato direto com ele [Rudney]. Temos também os amigos que nos ajudam, mas precisamos de um patrocinador para apoiar esse sonho”, disse.

 

Sobre a corrida

A Maratona de Boston é a segunda mais antiga das maratonas, atrás apenas da maratona olímpica disputada pela primeira vez em Atenas 1896, mas a pioneira de todas as disputadas anualmente, existindo desde o ano de 1897, sem interrupção. Organizada pela B.A.A – Boston Atlethics Association, entre 1897 e 1968 a prova foi sempre disputada no dia 19 de abril, o Dia do Patriota, um feriado em comemoração ao início da revolução americana contra o domínio inglês, reconhecido apenas nos estados do Maine e de Massachussets.

Os tempos exigidos, dentro das faixas etárias, são conseguidos apenas por atletas muito bem preparados. Um homem entre 40 e 44 anos, por exemplo, precisa correr anteriormente uma maratona certificada e filiada à IAAF (Federação Internacional de Atletismo) em menos de 3 h 15 min, e num período próximo à corrida em Boston, um máximo de dezoito meses antes.


Deixe seu comentário


Publicidade