Esportes

Amapaense é o novo técnico e treinador efetivo da seleção brasileira Juvenil de Taekwondo

Bruno Igreja revelou vários atletas na modalidade olímpica por meio de seu projeto social.


Para alegria do Taekwondo amapaense, Bruno Igreja volta a frequentar o cenário nacional da modalidade. Após ter sido treinador olímpico nos jogos do Rio 2016, ele volta como técnico e treinador efetivo da seleção brasileira juvenil. Na história do Amapá, é a segunda vez que alguém chega tão longe na função. Antes, apenas Junior Maciel, que hoje ocupa a cadeira de Presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), havia realizado tal feito.

Em entrevista ao Portal Diário, Bruno falou um pouco da sensação de ter sido convocado: ‘’A expectativa é muito grande, recebi agora no mês de fevereiro, a convocação para ser treinador e técnico efetivo, com a missão de preparar atletas da categoria juvenil, junto com mais 3 técnicos para competições internacionais. Dia 31 de Março eu embarco para Florianópolis, e até dia 8 de abril eu estarei lá treinando 16 jovens para lutar o pan-americano em Portland, nos EUA’’.  Estou entre os 10 melhores treinadores do país, segundo o mapeamento da confederação, te confesso que para mim essa convocação até demorou a sair, porque em 2016 eu participei dos jogos olímpicos, mas não permaneci. Em 2018 eu retornei como técnico provisório para o classificatório olímpico, mas nada concreto. Mas pelo trabalho que desenvolvemos lá, acredito que pesou na decisão para me escolherem dessa vez’’.

O treinador aproveitou o momento para elogiar a nova gestão da CBTKD, que hoje fornece melhores condições aos atletas: ‘’Infelizmente os recursos para fazer boas campanhas e termos condições de trazer medalhas não chegavam, tínhamos que arcar do próprio bolso e o antigo gestor sofreu denúncias por suposto envolvimento com corrupção, desestabilizando a federação. Hoje viajamos para as competições com tudo pago e os atletas recebem apoio do comitê olímpico’’, disse.

Mas nem tudo é alegria, o seu projeto social, que já revelou vários atletas convocados para a seleção, entre eles Wenilton Teixeira que lutou as olimpíadas de 2016, encontra-se fechado por conta de ação judicial que se arrasta desde 2013. A academia, onde funciona o projeto, e um vizinho possuem um acordo firmado em novembro de 2018, que começou a vigorar em janeiro desse ano. O acordo era que o local fizesse alterações estruturais, entre elas a parte acústica. Hoje, as alterações de estrutura já estão prontas, faltando apenas a parte acústica, que possui um custo muito alto. Mas enquanto o processo não estiver 100% finalizado, os treinos não poderão ser retomados no local, prejudicando não só atletas, mas crianças e jovens da comunidade que usufruem do ambiente.

Reportagem: Fernando Carneiro


Deixe seu comentário


Publicidade