Esportes

Após quase perder patrimônio, Trem volta “aos trilhos”

A volta



 

Um dos times mais tradicionais do Amapá completou em 1 de janeiro de 2015, 68 anos de fundação. Ao longo de quase sete décadas foram muitos títulos, reorganização do clube e incentivo às categorias de base. Mas, essa história quase acaba sem fim feliz antes mesmo de começar: o clube viveu a ameaça de perder o patrimônio, tanto a sede administrativa como a campestre. A segunda reportagem da série “Futebol Sem Casa”, do GloboEsporte.com/ap, mostra como a Locomotiva, como é chamada pela torcida, passou pela fase turbulenta e se consolidou como um dos times mais bem estruturados do estado.

No ano de 1986, quando o futebol ainda era amador, o rubro negro perdeu a sede administrativa no bairro Trem, que foi leiloada no valor de R$ 85 mil. O prédio chegou a ser comprado pelo governo do estado, que mais tarde acabou repassando, em regime de comodato, ao antigo dono, o Trem Desportivo Clube, para que o clube cuidasse do local.

Como se não bastasse a maré de azar do clube, dez anos depois, em meados do ano de 1996, o clube por pouco não perdeu, por dívidas trabalhistas, a sede campestre na rodovia Juscelino Kubitschek. O local chegou a ser leiloado, porém erros no processo fizeram a Justiça voltar atrás, como explica a atual presidente do Trem Desportivo Clube, Socorro Marinho.

“Infelizmente passamos por esse período de ‘nuvens sombrias’ no Trem. Se tivéssemos perdido talvez o clube fechasse as portas, mas com muito esforço dos nossos dirigentes conseguimos manter a sede campestre e até reaver a sede administrativa. Esse período fez com que o clube ficasse fora de alguns campeonatos para que só focássemos na reconstrução dele. Atualmente somos uma das equipes mais bem estruturadas do estado”, comemora Socorro Marinho.

Mostrando que a parceria com o governo tem dado certo, a sede administrativa do Trem Desportivo Clube tem quadra poliesportiva que recebe modalidades, tantos nos Jogos Escolares como em competições das federações de futsal, vôlei e basquete, além do tradicional evento Rainha das Rainhas, baile que elege a mulher mais bela do carnaval há 32 anos.

O Trem volta para o Amapazão após dois anos sem participar do torneio. A equipe usará como base o sub 20, que também está inscrito para os torneios da FAF. Segundo Sandro Macapá, que já jogou no Trem como lateral direito e hoje é técnico do sub-20, a Locomotiva é uma das poucas equipes no estado que vem mantendo a base. O clube já conquistou cinco vezes o Amapazão (1952, 1984, 2007, 2010 e 2011).


Deixe seu comentário


Publicidade