Esportes

Após voltar para o Amapá, Belissa disputa primeira competição

Tênis de Mesa



A etapa de Manaus (AM) da Copa Brasil 2015 de Tênis de Mesa tem um sabor de novidade para Belissa Lisboa (foto). Não que ela seja uma estreante em disputas nacionais. Pelo contrário: possui boa experiência. Inclusivem foi ao pódio em algumas oportunidades no ano passado.

Mas em Manaus a mesatenista disputa o primeiro torneio nacional desde que voltou a defender o Amapá, seu estado de origem, após três anos. Belissa vinha treinando em São Paulo e em Santa Catarina, até que teve a oportunidade de retornar para Macapá.

A volta faz parte de projeto da Federação Amapaense de Tênis de Mesa (FATM), com apoio da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e da Secretaria Estadual de Desporto e Lazer (Sedel) para criação do primeiro Centro de Alto Rendimento Público do país.

“Voltei para perto da família e comecei a faculdade de Ciências Contábeis. No ano passado, apenas treinava. Jogar aqui em Manaus é especial para mim. Se ganhar algo, será pelo meu estado, onde nasci e fui criada. Foi bom ter voltado”, disse Belissa, elogiando ainda as novas condições de treinamentos em Macapá.

“A estrutura está boa. Recebemos piso, mesa, rede. O material está muito bom para treinar. Estão todos muito empenhados em elevar o nível do trabalho”, afirmou a mesatenista que vem de boa temporada atuando por Piracicaba (SP). Conseguiu medalhar em quatro eventos nacionais: os brasileiros individual e por equipes, e as etapas da Copa Brasil de Videira (SC) e Jaraguá do Sul (SC).

“Tive um bom ano em 2014. O nível é muito alto nessas competições. Então foi um avanço importante”, disse. Belissa pretende disputar os dois brasileiros de 2015 e uma Copa Brasil. Espera agora passar sua experiência para as outras jovens promessas do tênis de mesa amapaense.

“Posso ajudar os novatos que nunca foram a uma competição, explicando sobre como se comportar na mesa e o nível dos adversários. É uma experiência boa para eles. Os que já viajaram mais dão apoio. É bom ajudá-los”, concluiu.

A etapa de Manaus da Copa Brasil de Tênis de Mesa começou nessa quinta-feira, 9, e irá até amanhã, 12, na Arena Poliesportiva “Amadeu Teixeira”, com presença de mais de duzentos atletas olímpicos e paralímpicos.

Entre os destaques locais na competição estão Amanda Marques, vice campeã do Rating A na primeira etapa da Copa Brasil, em Piracicaba (SP); pentacampeão brasileiro Israel Barreto e Suelen Ramos, cabeça de chave número um do Absoluto A feminino.


Deixe seu comentário


Publicidade