Esportes

Árbitros amapaenses passam por teste de avaliação da CBF

A preparação dos árbitros amapaenses começou há semanas. Acompanhados pela Comissão Estadual de Arbitragem da FAF, os profissionais treinam para as etapas física e teórica da prova.


Na próxima sexta-feira (05), os árbitros que compõem o quadro da Federação Amapaense de Futebol (FAF) passarão pelo Teste FIFA, que habilita os profissionais a atuarem nas competições nacionais como integrantes da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf). A avaliação acontece simultaneamente em todo Brasil.

 

A preparação dos árbitros amapaenses começou há semanas. Acompanhados pela Comissão Estadual de Arbitragem da FAF, os profissionais treinam para as etapas física e teórica da prova. A avaliação contará com a presença de um preparador físico enviado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Para estar habilitado a atuar pela Senaf, os participantes precisam ser aprovados nas duas etapas do teste. No caso de reprovação, deixam de ser escalados, como explica Marilene Matta, presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da FAF.

 

Nossos profissionais precisam passar nas duas etapas da avaliação para continuarem nas escalas dos campeonatos estaduais e nacionais. Estamos trabalhando com eles as especificidades da regra do futebol e a preparação física”, ressalta a presidente, que responderá como responsável local da prova.

 

Os reprovados no teste terão que aguardar a remarcação de avaliação feita pela CBF, que ocorre no meio do ano de maneira regionalizada.

 

Testes

No Amapá, 13 árbitros passam pela avaliação da CBF. 10 realizam o teste completo que habilita para a Senaf 2021 e três analistas de campo fazem somente a prova teórica, que acontecerá no auditório da FAF. Os testes físicos acontecem no Estádio Zerão, local de treinamento dos profissionais.


Deixe seu comentário


Publicidade