Esportes

Briga entre jogadores do São Paulo/AP revela suposto esquema de fraude em resultados de partidas no Amapazão

Jogadores do Tricolor da Zona Norte entraram em conflito no vestiário e houve entre eles a denúncia de que colegas de clube estariam atuando para manipular o resultado das partidas em troca de vantagens financeiras


 

Da Redação

 

Último colocado no Campeonato Amapaense de Futebol, com apenas 1 ponto marcado em quatro jogos, o São Paulo/AP registrou mais uma derrota na competição na noite desta segunda-feira (29), quando sofreu uma goleada por 5X0 do Santos-AP, no Estádio Zerão.

 

Durante o intervalo do primeiro tempo, que terminou com o placar de 2×0 para o Peixe da Amazônia, os jogadores do São Paulo/AP começaram um conflito no vestiário. Em meio à discussão e agressões físicas, cujos vídeos foram divulgados em redes sociais, houve a denúncia de que alguns atletas estariam atuando no sentido de manipular o resultado da partida e recebendo valores para isso. Após a briga, os jogadores voltaram a campo e sofreram mais três gols, fechando a goleada.

 

O presidente do Tricolor da Zona Norte, Adenos Lima, foi procurado pela reportagem para comentar o caso, mas até a publicação dessa matéria ele não havia dado retorno. No entanto, fontes ligadas ao São Paulo-AP relataram que o presidente do clube já teria conhecimento do caso e que estaria tomando as providências necessárias sobre os fatos.

 

Por outro lado, a Federação Amapaense de Futebol (FAF) emitiu nota repudiando ‘qualquer prática criminosa que prejudique o futebol’. Ainda segundo a entidade, seu posicionamento ‘segue alinhado com o da CBF, em coibir atos dessa natureza nos jogos e banir do futebol quem faça parte desses esquemas que mancham o propósito dos atletas, clubes e torcidas comprometidos com o esporte’.

 

A Federação declarou ainda que a orientação aos dirigentes e atletas que se sentirem vítimas desse tipo de crime é registrar a ocorrência para instauração de inquérito policial e na Ouvidoria da FAF. Em outro trecho da nota da Federação Amapaense de Futebol, a entidade afirma que as competições amapaenses são monitoradas pela SportRadar, que é a mesma empresa atuante no Campeonato Brasileiro Série A e na Copa do Brasil. Caso as denúncias sejam confirmadas, a FAF afirma que fará uma punição justa aos supostos envolvidos.

 

Jogos

O São Paulo-AP estreou no Amapazão com goleada de 5X0 aplicada pelo Trem. Na segunda partida, empatou em 1X1 com o Macapá. Na terceira rodada, voltou a perder pelo placar de 3X0 para o Independente. Na noite de segunda-feira (29) veio a terceira derrota e segunda goleada por 5X0 para o Santos.

 

Investigação e punição

Em abril deste ano, após o Ministério Público de Goiás iniciar a Operação Penalidade Máxima II, para investigar possíveis fraudes em jogos das séries A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol, e de torneios estaduais, jogadores estão sendo punidos por fazerem parte do esquema criminoso.

 

Até então, dois atletas foram condenados pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por estarem envolvidos no esquema, que alicia os profissionais para que pratiquem determinados atos durante os jogos, como cometer um pênalti ou alguma falta grave que gere cartão ou expulsão.

 

Os primeiros casos de condenação pelo STJD são do jogador Romário, ex-Vila Nova, que foi banido do futebol por participação no esquema de manipulação de resultados investigado pela Operação. Além disso, ele terá que pagar uma multa no valor de R$ 25 mil. Outro ex-atleta do clube goiano, Gabriel Domingos, também foi condenado. Ele foi suspenso por 720 dias e terá de pagar uma multa de R$ 15 mil. Ambas as defesas dos jogadores disseram que vão recorrer.

 


Deixe seu comentário


Publicidade