Diário no Carnaval

Campanha ‘Não é Não’ se faz presente no Futebol à fantasia

Além da parte esportiva, evento contou com ações orientações e distribuição de preservativos


Em mais uma ação para garantir a diversão sem assédio durante todo o período carnavalesco, o Governo do Amapá levou a campanha “Não é Não” para o tradicional Futebol à Fantasia na segunda-feira, 12, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Trem.

A programação contou com o time feminino formado por integrantes da campanha, uma equipe da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, além da distribuição de kits de preservativos, autoteste de HIV e orientação sobre os serviços de proteção às mulheres.

Realizada pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPM) e em parceria com a Coordenadoria da Mulher, do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), a campanha busca esclarecer que o assédio é crime, garantir proteção à vítima e punição ao assediador.

De acordo com a coordenadora do Centro de Acolhimento às Mulheres Amapaenses LBTI, Simone de Jesus, a iniciativa reforça o carnaval seguro, especialmente para o público feminino.

“Por muitos anos, o carnaval vinha sendo um evento de vulnerabilidade, especialmente para as mulheres, no sentido de não poderem se divertir da forma que queriam, como se uma roupa escolhida fosse um convite para o assédio. Hoje, com o forte trabalho do Governo do Estado, estamos mudando esse comportamento. Todos têm o direito de curtir o carnaval, da forma que quiserem, com a roupa que quiserem, sem importunação”, garantiu Simone.

A equipe da Secretaria intensificou os serviços de proteção às mulheres e vítimas, a fim de disseminar informações para toda a população, e a iniciativa tem sido aprovada pelo público.

A Professora aposentada, Delma Carvalho, sempre participa do evento com a família na praça do Trem, e conta que a campanha é uma oportunidade de conscientizar não só os homens, mas as mulheres também a denunciar crimes de assédio.

“A campanha é muito importante para esclarecer que o carnaval é para todos, que a mulher também tem o direito de se vestir como ela quiser e o homem tem que respeitar. E mais importante ainda, é saber que, caso o assédio ocorra, a mulher pode procurar os seus direitos e o assediador será punido. Eu já peguei uns panfletos, para distribuir próximo à minha casa. Os idealizadores dessa iniciativa estão de parabéns”, elogiou a professora.

A participação do Governo do Estado na programação do Futebol à Fantasia foi aprovada pela coordenação do evento.

“Agradecemos ao Governo do Amapá por essa parceria ao trazer a campanha ‘Não é Não’, o time feminino, as orientações, e a Patrulha Maria da Penha, que está reforçando a segurança. Foi uma parceria nota 10 com o nosso evento”, destacou José Figueiredo, coordenador do Futebol à Fantasia do bairro do Trem.

A programação dos 40 anos de comemoração do futebol à fantasia iniciou às 7h da manhã, com distribuição de caldo. Durante o dia foi servido feijoada e churrasco aos participantes. À tarde teve início o jogo das mulheres, desfile à fantasia com premiação em dinheiro, e o tradicional jogo “Dondocas e Bonecas”. O encerramento ficou por conta das atrações musicais Batan e a bateria da Escola de Samba Piratas da Batucada.


Deixe seu comentário


Publicidade