Cinco equipes disputam 4ª edição do Torneio Basquete Quilombo, no Curiaú
Edição de 2022 homenageia a Copa do Mundo. As seleções que buscam o título do Torneio, deste ano, são: Brasil, Estados Unidos, Argentina, Portugal e Japão

Lana Caroline
Editora de Esportes
Nesta terça-feira (20), iniciou a 4ª edição do Torneio Basquete Quilombo, no Curiaú. A competição reúne cinco times e acontece na quadra do Gorgia, com entrada livre para todos os públicos. Os torneios são organizados por André Rola e Thadeu Tenório, com apoio da Secretaria Estadual de Desporto e Lazer (SEDEL) e Renault Grand Cite.

Todos os anos a coordenação do evento realiza uma competição temática e em 2022 o tema foi Copa do Mundo. “Todo ano escolhemos uma temática. Já fizemos com nomes de comunidades Quilombolas do estado, times da NBA e agora estamos homenageando times da copa”, disse um dos realizadores do evento, Thadeu Tenório.
As seleções que buscam o título da Copa, deste ano, são: Brasil, Estados Unidos, Argentina, Portugal e Japão.

No primeiro dia de jogos, o Japão venceu o Brasil e Portugal derrotou a Argentina. As partidas seguem até sexta-feira (23) e retorna na terça-feira (27), sendo a grande final no próxima quinta-feira (29). Os vencedores receberão medalhas e troféus, através da Sedel.
O evento esportivo conta com um diferencial. “O atleta que chamar palavrão é punido com uma falta técnica ou um arremesso livre a favor da equipe contrária e ainda devolve a posse de bola, pois aqui é uma casa de família, a família Gorgia, e para que os atletas não tenham aqui como um ambiente que se pode fazer qualquer coisa”, disse Thadeu.

História
Tudo começou através do projeto Basket Quilombo, idealizado pelo ex-jogador de basquete Thadeu Tenório, que jogou em alguns clubes de Macapá, como São José, Amapá Clube e ABAP, sendo esse o que por mais tempo defendeu. Segundo ele, a partir de sua vontade ensinar basquete, veio a ideia da Copa Basquete do Quilombo.
“Temos uma área grande e o espaço estava ocioso, foi quando resolvi construir uma quadra de basquete e ensinar um pouco da modalidade para os meninos do Quilombo. Como a quadra é no quintal da minha casa, na maioria dos sábados, desde 2019, eu, os veteranos e jogadores do basquete amapaense nos reunimos para jogar e colocar o papo em dia e nesse mesmo ano, com a ideia do amigo Luiz Correia, fizemos um torneio com quatro times e foi quando tudo começou. O negócio foi tão bom que no ano seguinte dobrou o número de times”, contou.

O projeto deu tão certo que foi conquistando parcerias e ganhou espaço na grade esportiva do Macapá Verão. Além disso, atletas do Clube do Remo vieram participar de competições e, paralelo a isso, é realizado competição de veteranos, de crianças e jovens, além de apresentações culturais de marabaixo, batuque e outras.
“O torneio já é um sucesso, tendo em vista a procura por jogadores para querer participar. Quem joga esse torneio já fica perguntando do outro pra garantir a vaga no próximo”, disse Thadeu.
A competição acontece todo ano no mês de novembro, mas como houve alguns eventos inadiáveis, teve que ser transferido para dezembro. “Esse ano teve a Copa e outras competições que estávamos envolvidos com nossos garotos do Quilombo, como a que tivemos no Rio de janeiro com a equipe de basquete da Escola José Bonifácio, na qual as meninas do projeto que estudam. Por esses motivos estamos realizando no mês de dezembro”, explicou.
“Para o ano seguinte espero que as parcerias continuem. Minha mente já está matutando os próximos eventos”, encerrou Thadeu.
Deixe seu comentário
Publicidade
