Esportes

Circuito Paradesportivo Escolar estimula a inclusão e a prática esportiva entre estudantes

Ação reuniu alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco para um momento de aprendizado e inclusão


 

Na sexta-feira, 7, o Ginásio Avertino Ramos foi palco de inclusão com a realização do Circuito Paradesportivo Escolar, atividade que faz parte do projeto “Inclusão por meio do Paradesporto”, realizado pelo Governo do Amapá. A ação reuniu 30 alunos com e sem deficiência da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em um momento de experimentação, aprendizado e diversão.

 

Realizado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, em parceria com a Fundação Espírito Santense de Tecnologia (FEST), o projeto é viabilizado por meio de emenda do deputado federal Dr. Púppio e busca democratizar o acesso ao esporte educacional, promovendo o desenvolvimento integral de pessoas com deficiência, fortalecendo centros esportivos comunitários e criando oportunidades iguais de prática esportiva para todos.

 

 

Durante o circuito, os estudantes puderam vivenciar modalidades paralímpicas oferecidas pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), como vôlei sentado, bocha paralímpica e goalball. A proposta é proporcionar novas experiências esportivas, destacando a importância da empatia, do respeito às diferenças e do trabalho em equipe.

 

Uma das alunas que participaram do evento, Laura Araújo, afirma que o momento é importante para conhecer sobre as modalidades e de interagir. “Achei muito legal, pois a gente aprende bastante. Eu nunca tinha participado de um momento assim e é bom que a gente socializa com as pessoas com deficiência”, disse.

 

O Circuito Paradesportivo Escolar será um projeto itinerante, que percorrerá escolas e espaços esportivos do estado, levando informação e prática sobre o paradesporto como forma de inclusão e conhecimento.

 

 

“Essa emenda foi pensada para que o projeto, voltado ao paradesporto, possa abraças as pessoas com deficiência, de todas as faixas etárias. O investimento púbico é fundamental para que possamos desenvolver as atividades do paradesporto”, disse Samuel Sales, representante do deputado federal Dr. Púppio.

 


Deixe seu comentário


Publicidade