Esportes

Com decisão do STJD, Ypiranga é incluso no Amapazão 2022

O Clube e a Federação Amapaense de Futebol (FAF) tem 72 horas para organizar o time que participará do campeonato e incluir o Clube da Torre na tabela de jogos e retomar a competição.


Lana Caroline
Da Redação

 

No final da tarde desta quarta-feira (18), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu atender ao pedido do Ypiranga Clube, que era ser incluso no Campeonato Amapaense de Futebol 2022. A decisão foi unânime, com sete votos a favor e nenhum contra.

A corte do STJD acolheu a ação do Ypiranga, que pedia pelo retorno ao Amapazão, após ter perdido mais uma ação no dia 03 de maio, quando o Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá (TJD/AP) negou seu o pedido de inclusão no Campeonato.

Agora o Clube tem 72 horas para organizar o time que participará do campeonato, evitando que o certame e os outros times sejam mais prejudicados.

A Federação Amapaense de Futebol (FAF) recebeu o mesmo prazo (72 horas) para incluir o Clube da Torre na tabela de jogos e retomar a competição, que até o momento se encontra paralisada.

Com o Ypiranga na jogada, o Amapazão deste ano passa a ter oito clubes na disputa do título, além do Trem, Santos/AP, Santana, Independente/AP, Macapá Oratório e São Paulo/AP.

 

Entenda o caso

No dia 18 de abril, o Ypiranga Clube informou a Federação Amapaense de Futebol (FAF) que estava saindo da competição por estar com dívidas provenientes de processos civis e trabalhistas da gestão passada.

Um dia após o pedido de desistência, o clube até tentou reverter a solicitação, mas a Federação Amapaense de Futebol (FAF) já havia encaminhado à assessoria jurídica da instituição o protocolo de desistência do clube, tornando assim impossível a revogação do pedido.

No dia 28 de abril, o Ypiranga entra com uma ação no Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá (TJD/AP) e o Presidente da entidade, Arthur Lobo, acatou o pedido intimou a Federação e todos os outros clubes participantes da competição informando a suspensão do campeonato a partir do jogo do dia 05 de maio, entre Macapá e Trem, porém os jogos entre São Paulo/AP e Santos/AP (30/04) e Oratório e Independente/AP (03/05) estariam mantidos.

No dia 03 de maio, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) julgou como improcedente, por unanimidade, a ação do Ypiranga Clube, que exigia o retorno ao Campeonato Amapaense de Futebol, após ter pedido a própria retirada. Com a decisão, o Amapazão não seria suspenso e todas as partidas seguiriam normalmente.

No final da manhã do dia 12 de maio, a Federação Amapaense de Futebol (FAF) recebeu uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que suspende a partida do dia 17 de maio, entre Macapá e Oratório, por conta do Recurso Voluntário do Ypiranga Clube, que pedia a inclusão no Campeonato.


Deixe seu comentário


Publicidade