Esportes

Com pista de atletismo de ponta, Zerão passa a ser Complexo Ol

Agora Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa, o Zerão passa a contar com uma pista de 400 metros e oito raias, feita de um o piso sintético de borracha que tem maior resistência ao desgaste natural do uso e um sistema de amortecimento que devolve a energia da pisada ao atleta.



 

O governo do estado inaugurou, na noite desse sábado, 20, a pista de atletismo do Zerão. Com o mesmo tipo de tecnologia usada nos Jogos Olímpicos, o complexo promete abrigar competições de alto rendimento e projetos sociais com práticas de iniciação esportiva. Agora Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa, o Zerão passa a contar com uma pista de 400 metros e oito raias, feita de um o piso sintético de borracha que tem maior resistência ao desgaste natural do uso e um sistema de amortecimento que devolve a energia da pisada ao atleta.

O vice governador do estado, Papaléo Paes, disse que o investimento vai credenciar o Amapá a abrigar relevantes competições do atletismo. “Agora temos uma pista de primeira qualidade, que compõe um complexo com campo de futebol de bom gramado mantido pelo estado. Isso é um resgate do esporte amapaense”, destacou Papaléo.

O secretário de desporto e lazer, Edinoelson Trindade, ressaltou que a pista representa a valorização do esporte amapaense: “Estamos proporcionando melhoria nas condições de treinamento dos atletas que, agora, terão uma pista de alta tecnologia para os treinos e competições de ponta”.

Durante a inauguração houve apresentação de 120 atletas olímpicos e paraolímpicos do estado nas modalidades corrida, salto em distância, lançamento de dardo, arremesso de peso, lançamento de disco e salto em altura.

O paratleta Luiz Miranda sentiu a diferença, assim que entrou no novo espaço: “Antes tínhamos dificuldade para treinar. Mas agora, com essa tecnologia, conseguiremos apresentar melhor rendimento nas competições. Dá pra sentir a melhora com o sistema de amortecimento da pista”.

A nova pista também foi palco da chegada de uma minimaratona que teve largada na praça Floriano Peixoto com participação de cerca de 1.500 atletas divididos em 12 categorias. O vencedor do masculino, Adelson Rodrigues, maranhense de 30 anos, aprovou a qualidade da nova pista. “Esse é um grande ganho para o esporte no norte do país. O Amapá, com certeza, entrará no circuito das grandes competições”, disse o corredor.

Pela terceira vez no Amapá, o ex jogador de futebol, Zico, que participou da inauguração do estádio em 1990, trouxe o time Zico 10 para a festa. A equipe, que conta com craques como Cláudio Adão, Júnior Baiano, Athirson e Djair, venceu a Seleção Amapaense Master pelo placar de 6 a 2.

Ex jogador do Flamengo e Seleção Brasileira, Zico comandou amistoso de seu time contra a Seleção Amapaense de Master “Eu vim aqui outras duas vezes jogar com o Flamengo e com a Seleção Brasileira Master, na inauguração do estádio. O governo e a Secretaria de Desporto e Lazer devem continuar a incentivar a prática do esporte”, disse o ex jogador em entrevista antes do jogo.

No intervalo da partida foram prestadas homenagens aos presidentes de federações de futebol, de atletismo e autoridades ligadas ao esporte.

Foram homenageados os ex presidentes da Federação Amapaense de Atletismo: Ruy Menezes, Randolfe Scoot, Valda Barros e Ericláudio Alencar, além de Aldir Dantas, atual presidente. Os seguintes ex-atletas também foram homenageados: Savino, professora Zulma, Ulisses Laurindo, José Juvenil, Francisco Macedo (Cebinho); Ainda foi homenagedo o atleta Vicente Lenilson, prata no revezamento 4×100 nas Olimpíadas de Sydney, no ano 2000.

O vice presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Filho, destacou que a partir da inauguração da pista do estádio Zerão o Amapá pode receber eventos nacionais e internacionais de grande porte.


Deixe seu comentário


Publicidade