Esportes

Confira dicas para manter a forma após as festas de fim de ano

Entre as orientações estão beber a quantidade adequada de água, praticar atividades físicas e diminuir a ingestão de açúcar


 

As festas de fim de ano, como o Réveillon, o Natal e as tradicionais confraternizações entre amigos, são um momento de diversão, alegria e repleto de petiscos e sobremesas. Nesta época, algumas pessoas acabam reduzindo os cuidados com a alimentação e com a prática de atividades físicas, comprometendo os treinos e a saúde.

 

Com o início do ano e a volta da rotina, é possível retomar hábitos saudáveis para manter o bem-estar. O professor de educação física da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Rodrigo Ikegami, traz algumas dicas para ajudar neste processo. Entre as orientações, estão beber bastante água e moderar o consumo de doces.

 

“Após as festas de final de ano é normal que as pessoas fiquem muito preocupadas com o peso, mas devemos lembrar que esse ganho vem de um processo longo do sedentarismo e da má alimentação. Por mais que os excessos sejam visíveis na balança, isso não passa de inchaço causado pelas bebidas e doces”, ressalta Ikegami.

 

Beber bastante água

Beber bastante líquidos, principalmente água, após exageros, ajudam na digestão. Além disso, a hidratação auxilia na eliminação de toxinas do corpo, proporcionando um alívio para o sistema renal.

 

Consumir água em quantidade adequada também pode ajudar a reduzir a sensação de inchaço, comum após as refeições, promovendo uma sensação de bem-estar.

 

Evitar produtos processados

Os alimentos processados são ricos em açúcares refinados e gorduras saturadas, que, em excesso, podem ter efeitos negativos na saúde, como o ganho de peso e o aumento do risco de doenças cardiovasculares.

 

Reduzir o consumo desses alimentos e optar por uma dieta natural pode contribuir para a regulação do peso corporal e a redução da inflamação no organismo, melhorar o humor e a concentração.

 

Diminuir a ingestão de açúcar

O excesso de açúcar pode causar doenças como diabetes e obesidade, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Por isso, é importante dosar o consumo de alimentos ricos em açúcar, como bolos, pudins, biscoitos, entre outros.

 

Práticas de atividades físicas

Com o auxílio de atividades físicas, o corpo inicia um processo de queima de calorias, ajudando a compensar o aumento do consumo calórico. Além disso, as práticas contribuem para acelerar o metabolismo, favorecendo o fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade e melhora da saúde mental. Caminhadas, corridas e musculação são algumas opções para não ficar parado.

 


Deixe seu comentário


Publicidade