Esportes

Delegação amapaense de futebol recebe passagens para representar o Brasil no Mundial Escolar 2024

Entrega aconteceu nesta sexta-feira (10); ao todo delegação terá 30 pessoas


 

Lana Caroline
Editora de Esportes

 

Nesta segunda-feira (13), a delegação amapaense de futebol embarca rumo a Dalian, na China, para disputar o Mundial Escolar 2024, realizado pela Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF). A competição acontece entre os dias 17 e 27 de maio.

 

 

O Governo do Amapá, através da Secretaria Estadual de Desporto e Lazer (Sedel), com emenda do deputado estadual Pastor Oliveira, garantiram as passagens aéreas para a delegação, que conta com 28 pessoas entre técnicos, árbitros, atletas e staff, além de alimentação, hospedagem, enxoval completo e transporte.

 

 

Segundo o vice-governador, Teles Júnior, é muito importante oportunizar os atletas a praticarem o esporte e representarem o estado, além de conhecer uma cultura nova e ter uma integração com o resto do mundo.

 

 

“O Amapá vai representar o Brasil como um todo. É um time mesclado, com atletas de todos os municípios. Temos a representatividade do Amapá, além disso, temos a integração esportiva com o resto do mundo. A China é uma cultura completamente diferente da nossa e esse intercambio tende a amadurecer ainda mais esses jovens e, consequentemente, construir pontes com aquele país”, disse.

 

O deputado estadual, Pr. Oliveira, explica que a maior parte das suas emendas foi para o fomento do esporte no estado e, além disso, oportunizar jovens atletas a participarem de eventos nacionais e internacionais.

 

 

“São 75% das minhas emendas destinadas à Sedel para que possa fomentar, administrar fazer com que esses meninos possam ser incentivados e motivados através das nossas emendas”, explicou.

 

 

O secretário de Desporto e Lazer do Amapá, Rudney Cunha, falou sobre o apoio dado aos meninos em um evento tão importante. “É importante dar visibilidade pro nosso estado, de levar esses garotos, e mostrar que o Amapá tem um futebol forte”, explicou.

 

Atletas-alunos de vários municípios do estado, como Laranjal do Jari, Oiapoque, Macapá, Santana, Pedra Branca irão enfrentar adversários de Uganda, Alemanha, México e Turquemequistão. As seletivas foram realizadas pela Sedel e atenderam os critérios exigidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

 

Um dos técnicos da seleção, Jorginho Macapá, explica que se sente satisfeito com a equipe e afirma que o foco é ganhar o primeiro jogo e ir melhorando até chegar ao título da competição.

 

 

“Tivemos um mês de treinamento seguindo o cronograma que a colocamos, apesar de muitos problemas no caminho, conseguimos finalizar esse treinamento. Ficamos satisfeitos com a nossa equipe, apesar de pegar garotos de todos os municípios, pois muitos deles tem qualidade técnica. A nossa expectativa é estrear bem, pois prevalece o trabalho que está sendo feito”, afirmou Jorginho.

 

 

Para o capitão da equipe, Carlos Eduardo, de 16 anos, aluno da Escola Estadual Mineko Hayashida, em Laranjal do Jari, a expectativa é trazer a vitória para casa. “As nossas expectativas estão altas, pois estamos treinando há um mês. É a primeira vez que vamos representar o Brasil no mundial escolar e acredito que vamos chegar forte e, se Deus quiser, vamos trazer a medalha”, afirmou.

 


Deixe seu comentário


Publicidade