Delegação amapaense parte para disputa dos Jogos Escolares Brasileiros, em Brasília
Amapá estará sendo representado por 246 atletas, em 15 modalidades

A partir desta quarta-feira (25), a primeira parte da delegação amapaense estará embarcando para a disputa dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), que acontece entre os dias 26 de outubro e 09 de novembro, em Brasília.
A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) é a entidade responsável pela realização do evento e o Governo do Estado, através da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel), patrocinou metade das passagens dos atletas, tendo um investimento de cerca de R$300 mil.
“O Governo do estado, através da Sedel, em Parceria com a CBDE, está levando 236 atletas. Uma experiência única aos atletas e ao mesmo tempo garantimos bons resultados para o estado”, destacou o secretário de estado do Desporto e Lazer, Rudney Cunha.
Na primeira remessa, 136 atletas estarão embarcando para disputas de modalidade individuais e coletivas. Os outros 110 estudantes-atletas estarão embarcando para a capital federal no dia 01 de novembro.
Todos os estudantes têm faixa etária de 12 a 14 anos e estão matriculados em instituições de ensino pública e privada dos municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Oiapoque, Santana e a capital Macapá, com destaque para os distritos do Pacui e Quilombo Curiau.
O Amapá participará nas modalidades de atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez. O evento é classificatório para o Sul-Americano que acontecerá em dezembro no Chile.
“É uma delegação bastante grande e vão em períodos diferentes. Então vai o primeiro grupo agora, depois ele retorna e vai o segundo grupo de competição”, disse o vice-presidente da Federação Amapaense de Desporto Escolar (Fade), Olivaldo Nunes.
O adolescente Ian Maximin, 14 anos, da escola Dom Aristides vai competir na natação, estilo costa, diz que é a primeira vez que está indo para o Jeb’s. “Ano passado eu fiquei perto de ir. Eu estou um pouco ansiosa, porque é a primeira vez que eu vou viajar sem a presença da minha família. Competição de fora eu já fui como do norte e do nordeste, mas nível nacional eu ainda não fui, essa é a primeira. Eu estou achando legal porque vou ter vários amigos meus. A maioria é do povo da piscina da Chico Noé. Conheço a maioria de todos eles. Então eu acho que vai ser uma boa experiência”.
Deixe seu comentário
Publicidade



