Esportes

Delegação amapaense terá 94 alunos-atletas na final nacional dos jogos escolares

Competições serão disputadas pelos amapaenses nas modalidades individuais, na faixa etária de 12 a 17 anos. Os jogos acontecem em Blumenau (SC).


A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) ajusta os últimos detalhes para o deslocamento da delegação amapaense escolar que vai participar da fase final dos Jogos Escolares da Juventude 2019, em Blumenau (SC), no período de 16 a 30 de novembro. Nesta semana, a comissão organizadora recebeu toda a documentação dos atletas que vão integrar a comitiva esportiva.

O Amapá terá uma delegação composta por 46 instituições de ensino, entre públicas e privadas, com um total de 94 alunos-atletas, 16 técnicos e 7 dirigentes.

As competições serão disputadas pelos amapaenses nas modalidades individuais – atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez -, na faixa etária de 12 a 17 anos. Os competidores devem chegar na cidade catarinense no dia 15 de novembro.

Durante o período dos jogos, Blumenau receberá cerca de seis mil estudantes para as disputas de 14 modalidades. Os Jogos Escolares da Juventude reúnem, anualmente, mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40 mil escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios brasileiros.

Anterior à fase nacional dos jogos, foram realizadas no Amapá as fases municipal e estadual, que reuniram escolas de todos os municípios com mais de 15 mil participantes, envolvendo alunos-atletas e comissão técnica, e utilizando diversas quadras poliesportivas das próprias instituições escolares da rede pública.

O destaque deste ano foi usar espaços com piscina olímpica, pista de atletismo, como no caso do Estádio Zerão, e firmar parcerias com federações para as competições de tênis de mesa. A modalidade de xadrez foi realizada no auditório do Museu Sacaca, sendo um espaço diferenciado e inovador para uma competição escolar.

Em 2020, a expectativa é de sejam utilizados outros locais para as competições, principalmente, as modalidades coletivas dos jogos.


Deixe seu comentário


Publicidade