Esportes

Depois das medalhas, estudantes amapaenses miram no Camping Escolar Paralímpico 2019

Saldo foi de 30 medalhas, sendo 25 nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo e, cinco nos Jogos da Juventude, em Natal (RN).

Compartilhe:
As duas delegações tiveram as passagens aéreas custeadas pelo Governo do Amapá

Os atletas amapaenses que participaram da 13ª edição dos Jogos Escolares da Juventude e das Paralimpíadas Escolares 2018 foram recebidos por uma comissão formada por técnicos da Secretária de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) na tarde de terça-feira, 27, no Estádio Olímpico Zerão, em Macapá.

 

O encontro serviu para fazer uma análise das participações dos atletas nas duas competições nacionais. Nas Paralimpíadas, a delegação amapaense conquistou 25 medalhas e nos Jogos da Juventude quatro bronzes e uma prata. As duas delegações tiveram as passagens aéreas custeadas pelo Governo do Amapá.

 

Paralimpíadas Escolares 2018
Com três medalhas de ouro conquistadas, a atleta Claudiane da Silva Melo, estudante da Escola Municipal Prof. Neusona, se despede da competição com a sensação de dever cumprido. Ano passado ela também conquistou três medalhas de ouro e agradece o apoio que recebeu dos amigos e familiares.

 

“Acredito que temos que lutar até o fim pelos nossos sonhos e foi isso que eu fiz. Ano que vem já não vou ter mais idade para participar dessa competição. Mas, vou torcer pelos amigos que conquistei e, pela vitória da nossa delegação que, a cada dia, cresce mais com atletas que são capazes de trazer muitas medalhas de ouro para nosso Estado”, destacou Claudiane.

 

João Pedro Paes da Silva, estudante da Escola Estadual Antônio Lima Neto, localizada na zona norte da Macapá, conseguiu conquistar uma medalha de bronze no arremesso de dardo e outra de bronze na corrida, na categoria destinada aos deficientes físicos. O jovem atleta contou que já quer participar da próxima edição dessa competição.

“Dessa vez, eu vou treinar todos os dias, quero trazer várias medalhas de ouro para minha escola e para o meu Estado. Eu gostei muito das provas e da viagem, me diverti com meus amigos e conseguimos trazer várias medalhas para o Amapá”, comentou João Pedro.

 

Oportunidade
O dirigente da delegação amapaense, professor Rodrigo Ikegami, pontuou que os atletas somaram saldos positivos na competição. De acordo com ele, existe a possibilidade de estudantes do Amapá participarem de uma preparação especial no Camping Escolar Paralímpico 2019, projeto que promove semanas de treinamento intensivo para os jovens atletas.

 

“São oportunidades de ouro, essas crianças precisam de atenção, cuidados e, principalmente, carinho. Passei a criar uma relação afetiva com eles e, isso ajudou muito no desenvolvimento dos nossos trabalhos e nas competições. São crianças que vão dar muito orgulho para o nosso Estado”, projetou o professor Rodrigo Ikegami.

 

Jogos Escolares da Juventude
Na 13ª edição dos Jogos Escolares da Juventude, o Amapá foi representado por 117 atletas, 18 professores e 6 dirigentes, totalizando 141 pessoas de 55 escolas amapaenses. Os atletas conseguiram quatro medalhas de bronzes e uma prata em 14 dias de competições em Natal (RN).

 

Vitória Feitoza, da Escola de Gestão Compartilhada Militar António Messias, venceu a pernambucana Lorrany Silva e conseguiu a medalha de bronze.

“Foi uma grande satisfação poder conquistar essa medalha para o Amapá. A competição foi muito puxada com relação aos outros competidores, mas, conseguimos trazer uma medalha e, estou muito mais do que contente com a nossa atuação nesses jogos. Ano que vem vamos trazer mais medalhas, com certeza”, adiantou Vitória.

 

Números
No total, 5.038 atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal representaram 2.153 escolas, competindo nas 14 modalidades esportivas, que fizeram parte da programação. Os atletas amapaenses disputaram no ciclismo, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, atletismo, badminton, judô e luta olímpica.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *