Esportes

Equipes de ciclismo preparam programação em alusão ao Dia Nacional do Ciclista

No dia 23 de agosto haverá uma programação voltada aos ciclistas que vai acontecer na praia do Distrito da Fazendinha. A comemoração vai reunir todos os grupos de ciclismo da cidade.


Fotos: Flávio Cavalcante

Lana Caroline
Da Redação

O Dia Nacional do Ciclista é comemorado em 19 de agosto. Essa data se deu em memória ao ciclista brasiliense Pedro Davison, de 25 anos, que foi uma vítima de um acidente de trânsito, em 2006, enquanto pedalava no Eixo Sul.

 

A data atualmente além de ser uma comemoração alusiva aos ciclistas também é, com o contexto em que foi criado, um convite a todos para uma reflexão profunda das atitudes que cada um toma diariamente no trânsito, e diante disso uma marca para uma busca incessante de tornar o trânsito brasileiro mais seguro. Ailan Lobato, que faz parte da equipe URBE de ciclismo, em Macapá, afirma que precisam existir políticas públicas que favoreçam os ciclistas.

 

“Nossa cidade não acompanhou o crescimento dos ciclistas. Nós precisamos de suporte a mais, principalmente para aqueles que saem pro trabalho todos os dias, porque eles não possuem equipamentos de proteção, sinalizadores, entre outros. Eles precisam de uma atenção bem mais específica”, disse Ailan.

Outro ciclista que faz parte da equipe TNT, Michael Ribeiro, relata que a falta de conscientização dos motoristas é algo frequente e que traz inúmeros problemas para os ciclistas, entre eles, o acidente de trânsito.

 

“Hoje temos muito o que comemorar e ainda temos muito que reivindicar, principalmente as políticas públicas voltadas para o ciclismo, não para o público que utiliza a bicicleta para o lazer, mas para quem realmente precisa. Existem acidentes diários e a falta de conscientização do motorista em relação ao ciclista é muito grande, o que nos leva hoje, Dia Nacional do Ciclista, a uma reflexão”, disse Michael.

 

A Lei Nº 2.547 de 7 de abril de 2021, de autoria do deputado Charly Jhone, aborda o uso de placas advertindo os motoristas acerca do cuidado com ciclistas na rodovia. As placas deverão ser instaladas em todas as saídas dos municípios com acesso às rodovias, visando garantir uma melhor visualização pelo condutor, contendo as seguintes informações: “Cuidado! Ciclista na via”.

No dia 23 de agosto haverá uma programação voltada aos ciclistas, que vai acontecer na praia do Distrito da Fazendinha. A comemoração vai reunir todos os grupos de ciclismo da cidade. Para chegar até o local da programação, os ciclistas terão que estar às 19h30 em frente ao posto de gasolina ao lado do Estádio Zerão e às 20h todos sairão em direção à praia.

 

“Vamos ter uma programação, não hoje, mas no dia 23, na praia de Fazendinha. Vai ser uma comemoração que fazemos todos os anos com todos os grupos de ciclismo da cidade. No estado temos em média 20 equipes de ciclismo e com frequência estão aparecendo outras”, disse Ailan.


Deixe seu comentário


Publicidade