Esportes

Estado do Amapá testemunha passagem dos 16 anos da Escola Peixinhos Voadores

Em 19 de abril de 2002, concretizando sonho do idealizador do projeto, professor Sebastião Mota, surgia a Peixinhos Voadores, timidamente, com apenas sete crianças na piscina do Comandao da Polícia Militar do Amapá.


Nesta quinta-feira, 19, a Escola de Natação Peixinhos Voadores completa 16 anos de atividades.

Em 19 de abril de 2002, concretizando sonho do idealizador do projeto, professor Sebastião Mota, surgia a Peixinhos Voadores, timidamente, com apenas sete crianças na piscina do Comandao da Polícia Militar do Amapá.

Hoje, a escola de natação atua efetivamente nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão e Laranjal do Jari. Expandiu-se, já tendo por ela passado mais de 20 mil crianças e adolescentes.
O projeto, com a natação como fulcro, e suporte da Polícia Militar, tem a finalidade de desenvolver uma atividade física saudável e contribuir para a melhoria da qualidade de vida na formação de atletas de acordo com a nova filosofia de combate e exclusão social, além de formar cidadãos.


“Este momento é especial para o governo do estado, principalmente para o governador Waldez, em cujo primeiro governo nasceu a escola Peixinhos Voadores; é especial para a Polícia Militar, as crianças, os pais e a comunidade em geral, pois nos confiam o nobre trabalho social que contribui para a formação de crianças e jovens em cidadãos de bem, preparando-os para o enfrentamento do futuro e incentivando-os a buscar melhorias e qualidade de vida”, atesta o idealizador e coordenador da Escola de Natação Peixinhos Voadores, Sebastião Mota.

O radialista Luiz Viana lembra que seu filho Willys, hoje com 20 anos, que faz faculdade na França, passou pela Peixinhos Voadores. “E como aqui foi importante para a formação dele como pessoa, hoje tenho o Jorge Luís, outro filho, de seis anos, praticando na escola”, testemunha o pai.


Para atender aos alunos, professor Mota conta com o apoio dos professores Rômulo Lobato, Keith Costa, Keila Lobato, Denise Fonseca e Rosicleide Ferreira.

O coordenador também faz questão de citar o deputado estadual Antônio Furlan, como parceiro do projeto, bem como o comandante da PM, coronel Rodolfo, grande incentivador, como também foram os seus antecessores no cargo, desde 2002.

 

Programação de aniversário

A Escola de Natação Peixinhos Voadores completa hoje 16 anos de funcionamento, mas a festa de aniversário só ocorrerá dia 28 próximo na piscina do Comando da Polícia Militar.

Segundo programação liberada pelo idealizador e coordenador do educandário, professor Sebastião Mota, a festa será iniciada às 16h do dia 28 com composição da mesa das autoridades e desfile das crianças em torno da piscina.

Depois, o Hino Nacional será entoado, haverá narração da história do projeto, palavra das autoridades presentes, homenagens, demonstração dos alunos, premiações, canto do Hino do Estado do Amapá e encerramento.

Para o professor Mota, “a arte da vida é a superação”. Exemplos disso, conforme disse ontem à tarde, são o capitão PM Efran do Nascimento e a advogada Ariádina, que passaram pela Escola de Natação Peixinhos Voadores, além de muitos outros cidadãos que hoje contribuem para o desenvolvimento do estado do Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade