Esportes

Etiene é absolvida em julgamento e poderá disputar a Olimpíada do Rio

Nadadora brasileira havia sido suspensa por uso de fenoterol


Depois de ter sido suspensa preventivamente, a nadadora Etiene Medeiros foi absolvida e poderá disputar os Jogos Olímpicos de 2016, em decisão divulgada após julgamento realizado nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva de Desportos Aquáticos. A brasileira havia sido flagrada por uso de fenoterol, mas a defesa da atleta conseguiu mostrar que ela não teve a intenção de se beneficiar com a substância.

– O resultado foi extraordinário, em uma situação que era ganhar ou ganhar. Qualquer suspensão que a atleta tomasse a tiraria dos Jogos Olímpicos. O julgamento foi revestido de nervosismo, como é natural em um processo dessa natureza. Mas acabou sendo produzido um conteúdo probatório de que a atleta não agiu com nenhum grau de culpa no episódio, que ela nunca teve a intenção de aumentar a performance dela. E por conta disso o tribunal, por unanimidade de votos dos oito auditores, decidiu não aplicar nenhuma sanção, nenhuma penalidade, declarando a inocência dela. Hoje esla está apta a participar dos Jogos, não tem nada que impeça – afirmou Marcelo Franklin, do escritório Franklin Advogados, em contato com o Globoesporte.com.

O resultado positivo de Etiene tinha sido por causa da utilização de um medicamento para asma, doença inflamatória das vias aéreas. O exame antidoping que flagrou a atleta de 25 anos foi realizado no dia 8 de maio, fora do período de competições.

De acordo com a assessoria de imprensa, a atleta Etiene Medeiros recebeu com serenidade e alegria a notícia de sua absolvição. Serenidade porque sempre teve certeza de que provaria a correção de seus procedimentos, e alegria pela possibilidade de realizar seu sonho de representar o Brasil nos Jogos do Rio. A nadadora foi chamada pelas autoridades esportivas a explicar o resultado do exame e compareceu ao tribunal na noite de quarta-feira. Mesmo suspensa e atendendo a todas as determinações das autoridades esportivas, ele manteve o foco no retorno às competições.


Deixe seu comentário


Publicidade