Ferreira Gomes sedia Jogos Araguari de Capoeira com disputas e intercâmbio cultural
Evento reuniu atletas de diversas categorias e promoveu integração com apoio da Federação Amapaense de Capoeira

Elson Summer
Da Redação
O município de Ferreira Gomes, sediou os Jogos Araguari de Capoeira, um dos principais encontros da modalidade na região. O evento, realizado pelo grupo Ginga Araguari, e organizado pelo instrutor Índio (Ramon Leal), contou com atividades técnicas, palestras e competições em diversas categorias.
No sábado, a programação teve início com cursos técnicos ministrados pelo instrutor Esquilo, de Minas Gerais, e um seminário técnico para repasse de informações sobre as regras da competição.
Também foram promovidas palestras voltadas ao fortalecimento da prática da capoeira como ferramenta de educação, cultura e inclusão.
As disputas começaram no domingo pela manhã, contemplando nove categorias: Fraldinha, Dente de Leite, Infantil, Iniciante (feminino e masculino), Intermediário (feminino e masculino), Graduado Absoluto, Solo e a inédita categoria Canto/Intérprete.
Para o organizador Ramon Leal, conhecido como Instrutor Índio, o evento representa mais do que uma competição: “Foi um encontro de gerações, de saberes e de resistência cultural. Nosso objetivo é fortalecer a capoeira como expressão viva da nossa identidade e incentivar cada vez mais jovens a seguirem nesse caminho de disciplina e ancestralidade”.
Os Jogos Araguari de Capoeira foram chancelados pela Federação Amapaense de Capoeira. A pontuação conquistada pelos atletas será contabilizada para o ranking estadual, que serve de base para a classificação de capoeiristas ao Campeonato Nacional da modalidade.
Deixe seu comentário
Publicidade




