Esportes

Fiep realiza o IV Congresso e Curso de Educação Física no Amapá

Os cursos tiveram a participação de profissionais e acadêmicos de Laranjal do Jari, Macapá, Santana, São Joaquim do Pacui e de Macapá.


A Federação Internacional de Educação Física, através da Delegacia Regional do Amapá, realizou no período de 27 a 30 de setembro o IV CONGRESSO E CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FIEP NO AMAPÁ, que envolveu acadêmicos e professores de Educação Física e áreas afins, em Cursos e palestras ministrados por Professores renomados da Argentina, Belém e de Macapá, que proporcionaram enriquecimento técnico aos participantes. Os cursos tiveram a participação de profissionais e acadêmicos de Laranjal do Jari, Macapá, Santana, São Joaquim do Pacui e de Macapá. ¨ Foram quatro dias de intensa troca de experiências e isso faz com que provoque a busca constante aperfeiçoamento e atualização de nossos profissionais” ressaltou o Coordenador do Congresso Olivaldo Nunes, Delegado Adjunto da FIEP no Amapá.

Toda a programação começou no dia 27, com a Cerimônia de Abertura realizada no Salão Macapá do SEBRAE/AP, que contou com a presença do Presidente Mundial da FIEP, professor Almir Gruhn, do Secretário Geral da FIEP Mundial, Professor Rodolfo Buenaventura, dos Delegados de Honra da FIEP/Pará professor Franklin Tavares e professora Rosa Maria e do Secretário de Esportes do Amapá, Junior Maciel. A Festa proporcionou momentos de grande emoção aos participantes, pois personalidades pioneiras de Educação Física e do Esporte foram homenageadas com a “Medalha Valdeci Barbosa” criada pela FIEP, com o intuito de reconhecer o grande trabalho destas personalidade para o crescimento da Educação Física e Esporte no Estado.

Homenagens

O Professor Valdeci Barbosa, Delegado de Honra da FIEP/Amapá, fez um breve histórico da Educação Física no Amapá, relembrando nomes com Ten. Irineu, Professor Noventa e um e outros pioneiros.

Nesta noite memorável, foram homenageados os professores José Figueiredo de Souza, Zulma Carneiro, Marly Gibson, o próprio Valdeci Barbosa, grandes desbravadores e visionários da Educação Física que proporcionaram a formação dos professores da época e da criação do Curso superior de Educação Física no Estado. Também foram receberam a Medalha de Honra, professores contemporâneos, Agostinho Lopes, Haroldo Nina, Socorro Brito, Olivaldo Nunes, Henedina Albuquerque, Marcus Machado, Hamilton Barbosa dentre outros.

Importante também foi a homenagem aos Atletas do passado que escreveram seus nomes na história do esporte no estado e no país, receberam suas premiações, Carmito Pinheiro, Umbelino Lobato(in memorian), Raimundo Pereira (in memorian), Professor Mota, Lucenilda do Rosário, Cilene Coutinho dentre outros atletas que se destacaram e se destacam. “Estou muito feliz pelo reconhecimento, obrigada à FIEP e ao Professor Valdeci Barbosa” falou Lucenilda do Rosário.

A FIEP/Amapá, firmou parceria com instituições SEBRAE, SESI, SESC, com o Colégio Santa Bartolomea, Hotel Equatorial, Secretaria de Estado do Desporto e Lazer e Palácio dos Esportes, para realização dos cursos ofertados durantes o Congresso.


Deixe seu comentário


Publicidade