Esportes

‘Foi a melhor pescaria da minha vida’, diz competidor no Torneio de Pesca da Expofeira

Luis Carlos celebrou o momento no último domingo, 31. Evento reuniu mais de 100 pessoas no Parque de Exposições da Fazendinha e valoriza a pesca esportiva no Amapá


 

A pesca esportiva movimenta a 54ª Expofeira do Amapá com o torneio de pescaria, que reúne competidores, famílias e apaixonados pelo esporte em dias de lazer, disputa e sustentabilidade. Pela primeira vez a programação ocorre dentro do Parque de Exposições, na ação “Troque e Pesque”, exercício recreativo que envolve a aquicultura com conscientização social, pescaria, palestras e o torneio de pesca esportiva.

 

Entre os competidores, o pescador Luís Carlos avalia positivamente a experiência. “Foi a melhor pescaria da minha vida. Além da diversão, achei tudo muito bem organizado, desde a estrutura até o apoio para os participantes. Isso faz toda a diferença para quem vem competir e aproveitar o evento”, destacou.

 

 

O Governo do Estado prepara diversas atividades dentro da ação, que integra a programação da maior vitrine de negócios da Amazônia até 7 de setembro. As atividades são coordenadas pela Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepaq) e iniciaram no domingo, 31, com o torneio de pesca, com premiações em categorias distintas.

 

No mesmo dia, à tarde, iniciou também o Pesque e Troque, que consiste em trocar dois quilos de alimentos (arroz ou feijão) pela oportunidade de pescar até dois peixes por pessoa. O espaço funciona todos os dias das 8h30 às 17h, e todos os alimentos arrecadados são destinados a instituições socioassistenciais do estado.

 

Para garantir igualdade entre os competidores, a organização estabelece regras claras: varas de pesca com carretilha, varas de bambu e linha de mão estão liberadas, assim como iscas de calabresa, salsicha, massas, ração de peixe e grãos.

 

 

Já redes de pesca, tarrafas, arpões, produtos químicos, boias com garrafas e iscas como vísceras, queijo, pele de animais e carnes em geral estão proibidos. Quem descumprir as regras pode ser desclassificado.

 

O torneio é dividido em categorias masculina, feminina e infantil, com premiações que vão de R$ 500 a R$ 1.000, além de troféus. Para o público infantil, uma piscina de 4 mil litros também é sorteada como prêmio especial.

 

O pescador esportivo e apresentador do programa Reis do Rio, William Rocha, ressalta o caráter histórico da competição dentro da feira. “Hoje estamos fazendo história. A pesca esportiva faz parte oficialmente da Expofeira, que é o maior evento em geração de empregos do estado. O Troque e Pesque já é uma tradição e, agora, ganha ainda mais força dentro desse espaço. É um passo importante para quem acredita no crescimento da modalidade no Amapá”, afirma.

 

Já o secretário de Pesca, Paulo Nogueira, reforça o impacto positivo do torneio e agradece ao governador. “Em poucos minutos, dezenas de pessoas já estavam comemorando suas primeiras capturas. Isso mostra como o evento é sucesso. Mas, além da diversão, esse torneio representa desenvolvimento para o estado. Agradecemos ao governador Clécio Luís, que através da Secretaria da Pesca e Agricultura cumpre a missão de fortalecer o setor. É uma oportunidade para o pescador esportivo e também uma modalidade que movimenta a economia do Amapá”, ressalta.

 


Deixe seu comentário


Publicidade