Esportes

Governo do Estado participa do primeiro encontro de Jogos eletrônicos no Amapá

Modalidade vem crescendo no estado e pode entrar no calendário oficial de competições.

Compartilhe:
Foto: Rafael Moreira

É diversão, mas também coisa séria. Os jogos eletrônicos estão ganhando espaço entre as modalidades esportivas e o Amapá vem acompanhando esse crescimento.

Nesta terça-feira, 31, foi promovido o primeiro “Simpósio Amapaense de eSports”. O evento contou com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel).

Promovido pela Federação Amapaense de Jogos eletrônicos (FEAPEE), no auditório do Sebrae-AP, o encontro discutiu o eSport de hobby à profissão inovadora e reuniu ‘gamers’ (nome dado as pessoas que jogam com frequência) como o Bernar Oliana, de 23 anos. Ele integra uma equipe de eSport que participa de competições nacionais.

“Faço parte do time Guide PC Games. Participamos e também transmitimos campeonatos e também fazemos podcast falando sobre o eSport. É muito importante reunir neste simpósio todos os  envolvidos para alinhar nossas ideias. Observei que muita gente no evento pode, não só ajudar a minha equipe, como também a comunidade no geral”, reforçou o jovem.

Entre os assuntos debatidos, estava a inclusão do eSport no calendário de competições do Amapá. No início do mês de agosto, a Sedel promoveu o Festival Esportivo Tal Pai Tal Filho, que apresentou diversas modalidades para o público, entre elas, os jogos eletrônicos. Os torneios de Free Fire reuniram centenas de atletas e curiosos pelo esporte.

“O governo do estado vê com bons olhos o crescimento desta modalidade que movimenta a juventude amapaense. Estamos juntos com a Federação de Jogos Eletrônicos na fomentação do eSport e na descoberta de novos talentos. O secretário Rudney Cunha buscou em Brasília fomentos para os projetos de eSport no estado. E podem ter certeza que teremos muitas novidades pela frente“, ressaltou Felipe Guerreiro, chefe de Gabinete da Sedel, presente no evento.

A Federação Amapaense de Jogos Eletrônicos foi criada em 2021 com o apoio da Sedel. O presidente Ícaro Marciel, falou sobre o eSport e o movimento crescente em todos os municípios do estado.

“Temos cerca de 800 atletas inscritos com equipes aqui na capital, Macapá, mas também em Amapá, Laranjal do Jari, Tartarugalzinho e Santana. Então, muitos jogadores já não estão considerando o eSport só um hobby, estão se profissionalizando e investindo neste esporte que só cresce a cada dia“, arrematou o preisente da Federação.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *