Esportes

Grupos e modalidades LGBTQIA+ são incluídos na programação esportiva da Prefeitura de Macapá

Queimadão integra grupos de praticantes da modalidade há mais de 15 anos. No sábado (28) acontece um torneio de futebol dedicado às mulheres lésbicas.


O queimadão, que acontece há mais de 15 anos na capital, forma um ambiente de inclusão e respeito para o público LGBTQIA+. Para valorizar os atletas e fomentar a socialização esportiva desses grupos, a Prefeitura de Macapá incluiu as modalidades no calendário de esportes do município.

O fomento do município, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH), Coordenadoria Municipal de Políticas de Diversidade (COPDI) e Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), é para garantir aos brincantes mais visibilidade para as modalidades.

“Observamos a necessidade da inclusão destes grupos há um tempo, que são grupos tradicionais que já fazem este trabalho com a população LGBTQIA+ há anos”, destacou o coordenador Municipal de Políticas de Diversidade, Edem Jardim.

O tradicional Queimadão da Paz, que aconteceu com o apoio da Prefeitura de Macapá, foi realizado no sábado (21), na Praça do Barão, no centro da capital, integrando vários grupos de praticantes e ativistas de políticas voltadas ao público LGBTQIA+.

Os esportes praticados por gays, lésbicas, transexuais e outros públicos do segmento têm um planejamento de eventos há anos na capital e acontece em vários pontos da cidade, com torneios e organizações de disputas mensais.

“Poder trazê-los para os eventos de esporte realizados pela prefeitura é garantir reconhecimento, inclusão, respeito e direitos. Então é uma alegria contar com a população LGBTQIA+ presente nas atividades de desporto e lazer do município, além de poder dar o suporte necessário aos grupos”, disse Edem.


Deixe seu comentário


Publicidade