“Infelizmente o jogo pode ser em outro local”, diz presidente da FAF sobre partida entre Trem e Vasco
O prazo pra a entrega de quatro laudos para que a partida aconteça no Zerão encerra nesta quinta-feira (09) e desses, o estádio possui apenas um

Lana Caroline
Editora de Esportes
Na tarde desta quarta-feira (08), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o sorteio da primeira fase da Copa do Brasil e o representante do Amapá na competição, o Trem Desportivo Clube, irá enfrentar o Vasco da Gama em um jogo único. A partida ainda não tem data definida, mas acontece entre os dias 22 de fevereiro e 1º de março.
Após o anúncio do confronto iniciou o questionamento sobre a realização da partida no Estádio Milton de Souza Correa, o Zerão, local que receberia o jogo, pela regra da CBF. O motivo é a série de restrições que o ambiente apresenta.
Em 2022, o ‘Estádio Zerão’ recebeu a partida entre Paysandu e Trem, pela mesma competição, mas aconteceu de portões fechados, por não está apto para receber os torcedores por conta de problemas estruturais.
Segundo o presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF), Netto Góes, já existe uma conversa com a Secretaria Estadual de Desporto e Lazer (Sedel) sobre os laudos necessários para que o ‘Zerão’ possa receber a partida contra o Vasco.
“A gente vem cobrando e discutindo, com a Sedel, sobre os laudos pedidos pela CBF para que haja atualização no Sistema Nacional de Estádios e que o Zerão possa estar apto a receber esse jogo, pela Copa do Brasil”, disse.
O prazo pra a entrega de quatro laudos para que a partida aconteça ‘na casa da Locomotiva’ encerra nesta quinta-feira (09) e desses, o estádio possui apenas o de engenharia. Os de Vigilância Sanitária, de segurança e combate a incêndio ainda não tem. “Se não houver atualização, até hoje (09), infelizmente o jogo pode ser em outro local ou de portões fechados”, completou Netto.
“O estádio não tem condições de receber jogos oficiais, tanto que existe uma sentença prolatada na 4ª Vara Cívil e de Fazenda Pública da Comarca de Macapá, extremamente bem elaborada pela juíza Alaide Paula. Essa sentença proíbe jogos com presença de público no Zerão. Temos uma reunião hoje (09) e esperamos que a questão seja resolvida e que o nosso público possa voltar ao Estádio e receber o jogo entre Trem e Vasco”, disse um dos diretores do Trem, Osmar Marinho.
Essa será a primeira vez que os dois times irão se enfrentar pelo torneio. Em partidas amistosas, o Trem já perdeu do Vasco, em 1953, em São Januário, por 5×0 e em 1987, o Gigante da Colina venceu a Locomotiva por 2×1, no Estádio Glicério Marques.
A competição
A definição dos confrontos leva em consideração os critérios previamente estabelecidos pelo Departamento de Competições da CBF. Os 80 clubes classificados para a Primeira Fase foram divididos em oito potes, com dez equipes em cada, identificados de A até H, seguindo o Ranking Nacional de Clubes (RNC). Os dez times melhores ranqueados integram o pote A, os dez seguintes ocupam o pote B e assim por diante até chegar ao pote H.
O formato dos duelos será em jogo único, com o mandante sendo o time com posição inferior no Ranking Nacional de Clubes. Vitórias simples garantem o time na próxima e o time visitante tem a vantagem do empate.
Além das 80 equipes iniciais, outras 12 já estão pré-classificadas para iniciar a competição a partir da terceira fase da Copa do Brasil. Seis delas – Atlético-MG, Fortaleza, Flamengo, Palmeiras, Athletico-PR, Internacional, Corinthians e Fluminense – disputam a Libertadores deste anos, e as demais são as equipes de São Paulo (9ª colocada na Série A do Campeonato Brasileiro), Cruzeiro (campeão da Série B), Sport, (vice-campeão da Copa do Nordeste) e Paysandu (campeão da Copa Verde).
Este ano a Copa do Brasil terá uma premiação recorde, com aumento no valor das cotas em todas as fases. O valor total será de R$ 420 milhões distribuídos ao longo da competição. O campeão poderá faturar até R$ 91,8 milhões.
*Com informações da CBF
Deixe seu comentário
Publicidade

