Esportes

Jogos Escolares 2019 começam nesta terça-feira em Macapá

Cerca de 1,2 mil alunos-atletas devem participar desta primeira etapa da competição. Primeiras equipes de cada modalidade classificam-se para a fase final.


Inicia nesta terça-feira, 11, a etapa municipal dos Jogos Escolares 2019 abrangendo escolas de Macapá e distritos da zona rural. As disputas acontecerão nas categorias de 12 a 14 e de 15 a 17, com modalidades esportivas coletivas como futsal, handebol, basquete e vôlei, nos naipes masculino e feminino. As competições envolverão 39 instituições de ensino entre públicas e privadas. Os jogos terão cerca 1.200 participantes entre alunos e professores. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Este ano, uma das novidades é que as modalidades serão realizadas nas quadras poliesportivas das escolas Alexandre Vaz Tavares (AVT), Deusolina Salles Farias e da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), além do ginásio do Trem Desportivo Clube. As modalidades que abrem os jogos são futsal (Deusolina e Trem), basquete (Ueap) e vôlei (AVT), na faixa de 15 a 17 anos. As partidas começam a partir das 8h. Já os jogos de 12 a 14 anos, iniciam-se na quarta-feira, 12.

De acordo com o professor Paulo Moraes, coordenador do Núcleo de Esporte e Rendimento (NER), essa é a primeira e a maior etapa dos jogos, mas os demais municípios também terão suas seletivas. “Em Macapá reunimos um grande número de escolas e é uma verdadeira festa, mas também é o momento de nos organizarmos e trabalhar para que tudo aconteça dentro do planejamento”, destacou.

Nesta fase, classificam-se as três primeiras equipes de cada modalidade para a etapa final dos jogos que reunirá os campeões de cada município. Nessa parte decisiva, que ocorrerá no segundo semestre, serão conhecidos os representantes do Amapá para a primeira fase nacional dos jogos, que acontecerá no mês de setembro em Palmas (TO).

Após as etapas locais e regionais, acontecem as fases final e nacional que deverão ocorrer no mês de novembro em São Paulo (SP). Anualmente, os Jogos Escolares da Juventude reúnem mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40 mil escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios.

A fase nacional, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), reúne anualmente mais de 6.000 alunos-atletas de 12 a 17 anos de todo o Brasil, que competem em 14 modalidades, em um clima de interação, respeito e amizade.


Deixe seu comentário


Publicidade